Vídeo Educativo

O ano de 2018 marca uma importante evolução do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) na temática das Responsabilidades Compartilhadas: chegou a hora de falar da contribuição das famílias na destinação correta dos resíduos sólidos. Esse percurso temático, que teve início lá em 2016, passou algumas abordagens. Primeiramente, o kit pedagógico trabalhoua perpectiva da comunidade, refletindo sobre o papel de todos os atores sociais. Em 2017, aprofundando a o olhar para as responsabilidades de cada segmento da sociedade, o programa propôs um debate sobre o papel da escola. Agora, a proposta é olhar para as famílias e suas relações com o ambiente escolar e com a comunidade de uma forma geral.

Somente em 2017, mais de 2.300 escolas participaram do programa em 294 municípios. Isso significa mais 220 mil alunos impactados por esta iniciativa. Em 2018, foram 8 mil kits distribuídos para as escolas inscritas pelas centrais de recebimento. E, para agitar toda essa turma e apresentar o edição, mais uma vez criamos um vídeo educativo. Nele, é possível entender um pouco da abordagem e conhecer os materiais pedagógicos:

O esforço em manter um diálogo constante com a comunidade escolar vem sendo uma tônica do PEA. O vídeo é mais uma ferramenta nesse sentido. Educadores que participam do programa podem usar o material em suas reuniões com a comunidade e as centrais de recebimento também ficam com o material à disposição para suas ações de mobilização.

Confira como ficou o vídeo de 2017:

O kit educativo 2017 foi composto pelos seguintes materiais: Caderno do Professor, Jogo Colaborativo Guardiões do Planeta, Cartaz “Calendário Ambiental da Turma” e Cartaz com a história em quadrinhos “Responsabilidade compartilhada: a escola no desafio dos resíduos”. Além disso, a comunidade escolar poderá acessar uma série de conteúdos sobre o tema e um jogo on-line aqui no nosso site.