Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Alinhamento à BNCC

PEA 2024

Conheça a proposta e os materiais pedagógicos da atual edição

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo aprovado em dezembro de 2017 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e as diretrizes previstas devem promover uma base comum de aprendizagem em todo o país. Nesse documento estão estabelecidos conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver em cada etapa, desde a educação infantil ao ensino médio.
As atividades e textos conceituais que integram o caderno do professor do Kit PEA trazem diversos conhecimentos, competências e habilidades que podem ser trabalhados e desenvolvidos pelos professores e estão apontados em nosso material pelos códigos que indicam os objetivos de aprendizagem na BNCC.

Abaixo, listamos os códigos e competências da BNCC indicados nos cadernos do professor do Kit PEA.

Aproveite para acessar e integrar mais esse recurso à sua prática educativa!

 

 

EF04LP03 – Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

  • Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  • Kit PEA 2022, pg. 06, título: Logística reversa – O que é isso?
  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2016, pg. 05, título: Entenda o que são resíduos sólidos

EF04LP09 – Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

  • Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável
  • Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural

EF04LP11 – Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

  • Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária
  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário Cidadão

EF04LP14 – Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.

  • Kit PEA 2016, pg. 09, título: Infância, consumo e impactos ambientais
  • Kit PEA 2016, pg. 08, título: Mudando valores e hábitos

EF04LP17 – Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.

  • Kit PEA 2023, pg. 13, título: Atividade 4 – Podcast Casa Ecoeficiente
  • Kit PEA 2016, pg. 12, título: Atividade 3 – Agência mirim de notícias

EF04LP19 – Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

  • Kit PEA 2022, pg. 08, título: De onde vêm os materiais e os produtos?

EF04LP20 – Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações

  • Kit PEA 2020, pg. 12, título: Produtos que nascem, vivem e nascem novamente
  • Kit PEA 2016, pg. 04, título: Políticas Públicas do meio ambiente

EF04LP21 – Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

  • Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  • Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de Vida dos Produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos
  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas Públicas do meio ambiente

EF04LP22 – Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas Públicas do meio ambiente

EF04LP24 – Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.

  • Kit PEA 2020, pg. 06, título: Economia circular x Economia linear

EF05LP02 – Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.

  • Kit PEA 2023, pg. 08, título: O que é ecoeficiência
  • Kit PEA 2022, pg. 06, título: Logística reversa – O que é isso?
  • Kit PEA 2016, pg. 09, título: Infância, consumo e impactos ambientais

EF05LP06 – Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

  • Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  • Kit PEA 2023, pg. 13, título: Atividade 4 – Podcast Casa Ecoeficiente

EF05LP09 – Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2020, pg. 07, título: Atividade 1 – Planeta sustentável

EF05LP12 – Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

  • Kit PEA 2023, pg. 11, título: Atividade 3 – Pesquisa-ação para soluções ecoeficientes

EF05LP15 – Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2020, pg. 08, título: A transição indicada nos pilares da PNRS
  • Kit PEA 2022, pg. 08, título: De onde vêm os materiais e os produtos?
  • Kit PEA 2016, pg. 09, título: Infância, consumo e impactos ambientais
  • Kit PEA 2016, pg. 08, título: Mudando valores e hábitos

EF05LP16 – Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.

  • Kit PEA 2023, pg. 08, título: O que é ecoeficiência
  • Kit PEA 2020, pg. 10, título: Consumo: Fazer escolhas é o começo de tudo

EF05LP19 – Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.

  • Kit PEA 2023, pg. 10, título: Ecoeficiência na escola
  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário Cidadão
  • Kit PEA 2016, pg. 12, título: Atividade 3 – Agência mirim de notícias

EF05LP23 – Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.


EF05LP24 – Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

  • Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  • Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de Vida dos Produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas Públicas do meio ambiente
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

EF05LP25 – Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas Públicas do meio ambiente

EF15LP01 – Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

  • Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária

EF15LP02 – Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

  • Kit PEA 2020, pg. 06, título: Economia circular x Economia linear
  • Kit PEA 2016, pg. 06, título: Atores sociais e responsabilidades

EF15LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  • Kit PEA 2020, pg. 10, título: Consumo: Fazer escolhas é o começo de tudo
  • Kit PEA 2017,  pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de Vida dos Produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 06, título: Atores sociais e responsabilidades

EF15LP04 – Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

  • Kit PEA 2022, pg. 12, título: Embalagens: do consumo ao retorno
  • Kit PEA 2020, pg. 06, título: Economia circular x Economia linear
  • Kit PEA 2020, pg. 09, título: Atividade 2 – Painel de alerta
  • Kit PEA 2016, pg. 06, título: Atores sociais e responsabilidades

EF15LP05 – Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2023, pg. 11, título: Atividade 3 – Pesquisa-ação para soluções ecoeficientes
  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2020, pg. 09, título: Atividade 2 – Painel de alerta
  • Kit PEA 2019, pg. 13, título: Atividade 4 – Criando um muncípio sustentável
  • Kit PEA 2018, pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável

EF15LP06 – Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2023, pg. 11, título: Atividade 3 – Pesquisa-ação para soluções ecoeficientes
  • Kit PEA 2018, pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável

EF15LP07 – Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2018, pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável

EF15LP08 – Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário Cidadão

EF15LP09 – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

  • Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  • Kit PEA 2023, pg. 11, título: Atividade 3 – Pesquisa-ação para soluções ecoeficientes
  • Kit PEA 2023, pg. 12, título: Ecoeficiência em casa
  • Kit PEA 2023, pg. 13, título: Atividade 4 – Podcast Casa Ecoeficiente
  • Kit PEA 2020, pg. 09, título: Atividade 2 – Painel de alerta
  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário Cidadão
  • Kit PEA 2019, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário dos 5 erres
  • Kit PEA 2019, pg. 13, título: Atividade 4 – Criando um município sustentável
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2016, pg. 11, título: Atividade 2 – Feira de Invenções
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de Trocas

EF15LP10 – Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

  • Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  • Kit PEA 2023, pg. 10, título: Ecoeficiência na escola
  • Kit PEA 2023, pg. 11, título: Atividade 3 – Pesquisa-ação para soluções ecoeficientes
  • Kit PEA 2019, pg. 07, título: Atividade 1 – Mostra de arte: o planeta sou eu
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2016, pg. 11, título: Atividade 2 – Feira de Invenções
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de Trocas

EF15LP11 – Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

  • Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  • Kit PEA 2023, pg. 08, título: O que é ecoeficiência
  • Kit PEA 2023, pg. 10, título: Ecoeficiência na escola
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2016, pg. 11, título: Atividade 2 – Feira de Invenções
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de Trocas

EF15LP12 – Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. 

  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias

EF15LP13 – Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

  • Kit PEA 2023, pg. 13, título: Atividade 4 – Podcast Casa Ecoeficiente
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias

EF15LP14 – Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2017, pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do planeta

EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

  • Kit PEA 2016, pg. 08, título: Mudando valores e hábitos
  • Kit PEA 2017, pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do planeta

EF35LP20 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  • Kit PEA 2022, pg. 12, título: Embalagens: do consumo ao retorno
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2019, pg. 09, título: Atividade 2 – Em busca da embalagem sustentável

EF35LP01 – Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

  • Kit PEA 2022, pg. 08, título: De onde vêm os materiais e os produtos?
  • Kit PEA 2022, pg. 12, título: Embalagens: do consumo ao retorno
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2020, pg. 12, título: Produtos que nascem, vivem e nascem novamente

EF35LP02 – Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

  • Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental

EF35LP03 – Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

  • Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  • Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental
  • Kit PEA 2022, pg. 08, título: De onde vêm os materiais e os produtos?
  • Kit PEA 2022, pg. 10, título: Ciclos ecológicos: o leva e traz na natureza
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2016, pg. 06, título: Atores sociais e responsabilidades
  • Kit PEA 2016, pg. 09, título: Infância, consumo e impactos ambientais

EF35LP04 – Inferir informações implícitas nos textos lidos.

  • Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  • Kit PEA 2017,  pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de Vida dos Produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 09, título: Infância, consumo e impactos ambientais
  • Kit PEA 2016, pg. 06, título: Atores sociais e responsabilidades

EF35LP05 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

  • Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  • Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável
  • Kit PEA 2022, pg. 06, título: Logística reversa – O que é isso?
  • Kit PEA 2022, pg. 10, título: Ciclos ecológicos: o leva e traz na natureza
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2020, pg. 08, título: A transição indicada nos pilares da PNRS
  • Kit PEA 2016, pg. 09, título: Infância, consumo e impactos ambientais
  • Kit PEA 2016, pg. 06, título: Atores sociais e responsabilidades

EF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

  • Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma
  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário cidadão

EF35LP08 – Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

  • Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma

EF35LP09 – Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

  • Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  • Kit PEA 2019, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário dos 5 erres

EF35LP10 – Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

  • Kit PEA 2016, pg. 12, título: Atividade 3 – Agência mirim de notícias

EF35LP12 – Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

  • Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável

EF15LP13 – Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.)


EF35LP15 – Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

  • Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  • Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária
  • Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental
  • Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  • Kit PEA 2023, pg. 12, título: Ecoeficiência em casa
  • Kit PEA 2022, pg. 12, título: Embalagens: do consumo ao retorno
  • Kit PEA 2020, pg. 10, título: Consumo: Fazer escolhas é o começo de tudo
  • Kit PEA 2016, pg. 08, título: Mudando valores e hábitos

EF35LP18 – Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhando um produto sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 12, título: Atividade 3 – Agência mirim de notícias

EF35LP25 – Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma
  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa

EF35LP29 – Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

  • Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental

 

EF04A03 – Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. 

  • Kit PEA 2019, pg. 09, título: Atividade 2 – Em busca da embalagem sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de trocas

EF04MA04 – Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. 

  • Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de trocas

EF04MA05 – Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. 

  • Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural
  • Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de trocas

EF04MA09 – Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. 

  • Kit PEA 2022, pg. 10, título: Ciclos ecológicos: o leva e traz na natureza
  • Kit PEA 2016, pg. 5, título: Entenda o que são resíduos sólidos

EF04MA16 – Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares. 

  • Kit PEA 2020, pg. 07, título: Atividade 4 – Calendário Ambiental da turma

EF04MA20 – Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.     

  • Kit PEA 2022, pg. 09, título: Atividade 2 – Robôs da logística
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

EF04MA22 – Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. 

  • Kit PEA 2017, pg. 13, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

EF04MA25 – Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. 

  • Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural
  • Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhado um produto sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de trocas

EF04MA27 – Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

  • Kit PEA 2023, pg. 12, título: Ecoeficiência em casa
  • Kit PEA 2022, pg. 12, título: Embalagens: do consumo ao retorno
  • Kit PEA 2016, pg. 5, título: Entenda o que são resíduos sólidos

EF04MA28 – Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais

  • Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2022, pg. 08, título: De onde vêm os materiais e os produtos?
  • Kit PEA 2022, pg. 11, título: Atividade 3 – Bola de semente
  • Kit PEA 2022, pg. 13, título: Atividade 4 – Oficina de ecobag
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

EF05MA03 – Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

  • Kit PEA 2016, pg. 5, título: Entenda o que são resíduos sólidos

EF05MA06 – Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

  • Kit PEA 2022, pg. 10, título: Ciclos ecológicos: o leva e traz na natureza
  • Kit PEA 2016, pg. 5, título: Entenda o que são resíduos sólidos

EF05MA07 – Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

  • Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de trocas

EF05MA08 – Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

  • Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de trocas

EF05MA17 – Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

  • Kit PEA 2018, pg. 11, título: Atividade 2 – Porta-retrato Ecológico

EF05MA18 – Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

  • Kit PEA 2018, pg. 11, título: Atividade 2 – Porta-retrato Ecológico

EF05MA19 – Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

  • Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

EF05MA21 – Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.

  • Kit PEA 2019, pg. 08, título: Cientistas das embalagens
  • Kit PEA 2019, pg. 12, título: Para além dos muros da escola
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhando um produto sustentável
  • Kit PEA 2022, pg. 09, título: Atividade 2 – Robôs da logística
  • Kit PEA 2016, pg. 11, Atividade 2 – Feira de invenções

EF05MA25 – Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

  • Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2022, pg. 08, título: De onde vêm os materiais e os produtos?
  • Kit PEA 2022, pg. 11, título: Atividade 3 – Bola de semente
  • Kit PEA 2022, pg. 13, título: Atividade 4 – Oficina de ecobag
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

 

 

 

 

 

 

 

sEF15AR01 – Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2019, pg. 07, título: Atividade 1 – Mostra de arte: o planeta sou eu

EF15AR02 – Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2: Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2017, pg. 12, título: Atividade 3: Maquete da escola sustentável

EF15AR04 – Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma
  • Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  • Kit PEA 2023, pg. 12, título: Ecoeficiência em casa
  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  • Kit PEA 2022, pg. 09, título: Atividade 2 – Robôs da logística
  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2020, pg. 09, título: Atividade 2 – Painel de alerta
  • Kit PEA 2019, pg. 07, título: Atividade 1 – Mostra de arte: o planeta sou eu
  • Kit PEA 2019, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário dos 5 erres
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2018, pg. 11, título: Atividade 2 – Porta-retrato ecológico
  • Kit PEA 2018, pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do planeta
  • Kit PEA 2017, pg. 12, título: Atividade 3 – Maquete da escola sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 13, título: Atividade 4 – Calendário ambiental da turma
  • Kit PEA 2016, pg. 11, título: Atividade 2 – Feira de invenções

EF15AR05 – Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

  • Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma
  • Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  • Kit PEA 2023, pg. 10, título: Ecoeficiência na escola
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2020, pg. 09, título: Atividade 2 – Painel de alerta
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhando um produto sustentável
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2018, pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de vida dos produtos
  • Kit PEA 2017, pg. 12, título: Atividade 3 – Maquete da escola sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 13, título: Atividade 4 – Calendário ambiental da turma
  • Kit PEA 2016, pg. 11, título: Atividade 2 – Feira de invenções

EF15AR06 – Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

  • Kit PEA 2022, pg. 09, título: Atividade 2 – Robôs da Logística
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2020, pg. 09, título: Atividade 2 – Painel de alerta
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhando um produto sustentável
  • Kit PEA 2019, pg. 07, título: Atividade 1 – Mostra de arte: o planeta sou eu
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2018, pg. 11, título: Atividade 2 – Porta-retrato ecológico
  • Kit PEA 2017, pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do planeta
  • Kit PEA 2017, pg. 12, título: Atividade 3 – Maquete da escola sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 13, título: Atividade 4 – Calendário ambiental da turma
  • Kit PEA 2016, pg. 11, título: Atividade 2 – Feira de inveções

EF15AR07 – Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo

EF15AR13 – Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

  • Kit PEA 2022, pg. 06, título: Logística Reversa – O que é isso?

EF15AR17 – Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

  • Kit PEA 2023, pg. 13, título: Atividade 4 – Podcast Casa Ecoeficiente

EF15AR23 – Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2018, pg. 12, título: Atividade  3 – Baú lúdico
  • Kit PEA 2017, pg. 12, título: Atividade 3 – Maquete da escola sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 12, título: Atividade 3 – Agência mirim de notícias

EF15AR24 – Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

  • Kit PEA 2018, pg. 12, título: Atividade  3 – Baú lúdico 

EF15AR25 – Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

  • Kit PEA 2018, pg. 11, título: Atividade 2: Porta-retrato ecológico

EF15AR26 – Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

  • Kit PEA 2023, pg. 13, título: Atividade 4 – Podcast Casa Ecoeficiente
  • Kit PEA 2016, pg. 12, título: Atividade 3 – Agência mirim de notícias

 

 

EF04CI01 – Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. 

  • Kit PEA 2022, pg. 09, título: Atividade 2 – Robôs da Logística
  • Kit PEA 2022, pg. 11, título: Atividade 3 – Bola de semente
  • Kit PEA 2022, pg. 13, título: Atividade 4 – Oficina de ecobag
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhando um produto sustentável 

 EF04CI02 – Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). 

  • Kit PEA 2022, pg. 06, título: Logística reversa – O que é isso?
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhando um produto sustentável
  • Kit PEA 2020, pg. 06, título: Economia circular x Economia linear
  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de vida dos produtos
  • Kit PEA 2017, pg. 12, título: Atividade 3 – Maquete da escola sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas públicas do meio ambiente 

EF04CI04 – Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. 

  • Kit PEA 2022, pg. 10, título: Ciclos ecológicos: o leva e traz da natureza
  • Kit PEA 2022, pg. 11, título: Atividade 3 – Bola de semente
  • Kit PEA 2022, pg. 13, título: Atividade 4 – Oficina de ecobag
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4- Desenhando um produto sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas públicas do meio ambiente 

 EF04CI05  Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. 

  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas públicas do meio ambiente 

EF04CI06  Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo. 

  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de vida dos produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 6, título: Atores sociais e responsabilidades
  • Kit PEA 2016, pg. 11, título: Atividade 2 – Feira de invenções 

EF04CI08  Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. 

  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas públicas do meio ambiente 

 EF04CI11 – Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas. 

  • Kit PEA 2017, pg. 13, título: Atividade 4 – Calendário ambiental da turma 

 EF05CI02 – Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). 

  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas públicas do meio ambiente 

 EF05CI03 – Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. 

  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas públicas do meio ambiente 

 EF05CI04 – Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. 

  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de vida dos produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 4, título: Políticas públicas do meio ambiente 

 EF05CI05 – Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

 

  •  Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  •  Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  •  Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  •  Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária
  •  Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma
  •  Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental
  •  Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  •  Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável
  •  Kit PEA 2023, pg. 08, título: O que é ecoeficiência
  •  Kit PEA 2023, pg. 07, título: Atividade 1 – Do cartaz para o mural
  •  Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  •  Kit PEA 2023, pg. 10, título: Ecoeficiência na escola
  •  Kit PEA 2023, pg. 12, título: Ecoeficiência em casa
  •  Kit PEA 2022, pg. 06, título: Logística reversa – O que é isso?
  •  Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  •  Kit PEA 2022, pg. 12, título: Embalagens: do consumo ao retorno
  •  Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  •  Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  •  Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  •  Kit PEA 2020, pg. 08, título: A transição indicada nos pilares da PNRS
  •  Kit PEA 2020, pg. 12, título: Produtos que nascem, vivem e nascem novamente
  •  Kit PEA 2020, pg. 06, título: Cuidado planetário
  •  Kit PEA 2019, pg. 08, título: Cientistas das embalagens
  •  Kit PEA 2019, pg. 09, título: Atividade 2 – Em busca da embalagem sustentável
  •  Kit PEA 2019, pg. 10, título: O que podemos fazer
  •  Kit PEA 2019, pg. 12, título: Para além dos muros da escola
  • Kit PEA 2018,  pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2018,  pg. 11, título: Atividade 2 – Porta-retrato ecológico
  • Kit PEA 2018,  pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável
  • Kit PEA 2017,  pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do Planeta
  • Kit PEA 2017,  pg. 12, título: Atividade 3 – Maquete da Escola Sustentável
  • Kit PEA 2016,  pg. 4, título: Políticas Públicas do meio ambiente
  • Kit PEA 2016,  pg. 8, título: Mudando valores e hábitos
  • Kit PEA 2016,  pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos
  • Kit PEA 2016,  pg. 12, título: Atividade 3 – Agência Mirim de Notícias 

EF05CI08 – Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. 

  • Kit PEA 2020, pg. 10, título: Consumo: Fazer escolhas é o começo de tudo 

EF05CI09 – Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). 

  • Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  • Kit PEA 2020, pg. 10, título: Consumo: Fazer escolhas é o começo de tudo 

 

 

 

 

 

EF04GE01 – Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

 


EF04GE03 – Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

 

  • Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária
  • Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  • Kit PEA 2020, pg. 07, título: Atividade 1 – Planeta sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 04, título: Políticas públicas do meio ambiente

EF04GE04 – Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

 

  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2020, pg. 06, título: Economia linear x economia circular
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias

EF04GE05 – Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

 

  • Kit PEA 2020, pg 07, título: Atividade 1 – Planeta sustentável

 


EF04GE08 – Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

 

  • Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  • Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma
  • Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  • Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável
  • Kit PEA 2023, pg. 08, título: O que é ecoeficiência
  • Kit PEA 2023, pg. 09, título: Atividade 2 – Pequenos negócios sustentáveis
  • Kit PEA 2022, pg. 09, título: Atividade 2 – Robôs da Logística
  • Kit PEA 2022, pg. 10, título: Ciclos ecológicos: o leva e traz na natureza
  • Kit PEA 2022, pg. 12, título: Embalagens: do consumo ao retorno
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenvolvendo um produto sustentável
  • Kit PEA 2019, pg. 08, título: Cientistas das embalagens
  • Kit PEA 2019, pg. 12, título: Para além dos muros da escola
  • Kit PEA 2017, pg. 11, título:  Atividade 2 – Ciclo de Vida dos Produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 4, título:  Políticas Públicas do meio ambiente
  • Kit PEA 2016, pg. 8, título:  Mudando valores e hábitos
  • Kit PEA 2016, pg. 9, título:  Infância, consumo e impactos ambientais

EF04GE10 – Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. 

  • Kit PEA 2018, pg. 12, título:  Atividade 3 – Baú lúdico

EF04GE11 – Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

 

  • Kit PEA 2022, pg. 06, título: Logística reversa – O que é isso?
  • Kit PEA 2022, pg. 11, título: Atividade 3 – Bola de semente
  • Kit PEA 2022, pg. 13, título: Atividade 4 – Oficina de ecobag
  • Kit PEA 2022, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Planeta sustentável

 


EF05GE04 – Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

 

  • Kit PEA 2020, pg. 07, título: Atividade 1 – Planeta sustentável
  • Kit PEA 2019, pg. 13, título: Atividade 4 – Criando um município sustentável

 


EF05GE07 – Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

 

  • Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável
  • Kit PEA 2020, pg. 13, título: Atividade 4 – Desenhando um produto sustentável

 


 

EF05GE08 – Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

 

  • Kit PEA 2022, pg. 11, título: Atividade 3 – Bola de semente
  • Kit PEA 2022, pg. 13, título: Atividade 4 – Oficina de ecobag

 


 

EF05GE10 – Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

 

  • Kit PEA 2024, pg. 11, título: Atividade 3 – Jogando com a sua turma
  • Kit PEA 2023, pg. 11, título: Atividade 3 – Pesquisa-ação para soluções ecoeficientes
  • Kit PEA 2021, pg. 08, título: Atividade 3 – Quiz: o jogo do conhecimento
  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de Vida dos Produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 04, título: Políticas públicas do meio ambiente

 


 

EF05GE11 – Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

 

  • Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  • Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária
  • Kit PEA 2023, pg. 10, título: Ecoeficiência na escola
  • Kit PEA 2023, pg. 11, título: Atividade 3 – Pesquisa-ação para soluções ecoeficientes
  • Kit PEA 2023, pg. 12, título: Ecoeficiência em casa
  • Kit PEA 2022, pg. 10, título: Ciclos ecológicos: o leva e traz na natureza
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2020, pg. 08, título: A transição indicada nos pilares da PNRS
  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário cidadão
  • Kit PEA 2019, pg. 06, título: Cuidado planetário
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2018, pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do Planeta
  • Kit PEA 2017, pg. 12, título: Atividade 3 – Maquete da Escola Sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 04, título: Políticas públicas do meio ambiente
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

 


 

EF05GE12 – Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

 

  • Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  • Kit PEA 2024, pg. 09, título: Atividade 2 – Um plano de resíduos sólidos para a sala de aula
  • Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  • Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária
  • Kit PEA 2023, pg. 08, título: O que é ecoeficiência
  • Kit PEA 2022, pg. 07, título: Atividade 1 – Biblioteca reversa
  • Kit PEA 2022, pg. 09, título: Atividade 2 – Robôs da Logística
  • Kit PEA 2021, pg. 04, título: Atividade 1 – Detetives dos rejeitos e resíduos
  • Kit PEA 2020, pg. 08, título: A transição indicada nos pilares da PNRS
  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário Cidadão
  • Kit PEA 2019, pg. 10, título: O que podemos fazer
  • Kit PEA 2019, pg. 13, título: Atividade 4 – Criando um município sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do planeta
  • Kit PEA 2016, pg. 04, título: Políticas públicas do meio ambiente
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos

 


 

 

 

EF04HI01– Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. 

  • Kit PEA 2020, pg. 10, título: Consumo: Fazer escolhas é o começo de tudo
  • Kit PEA 2018, pg. 12, título: Atividade 3 – Baú lúdico
  • Kit PEA 2016, pg. 05, título: Entenda o que são resíduos sólidos 

 EF04HI02 – Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). 

  • Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável 

 EF04HI03 – Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. 


 EF04HI05 – Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. 

  • Kit PEA 2020, pg. 07, título: Planeta sustentável
  • Kit PEA 2016, pg. 05, título: Entenda o que são resíduos sólidos 

 EF04HI06 – Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. 

  • Kit PEA 2023, pg. 06, título: Por um consumo responsável

EF04HI08 – Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

  •  Kit PEA 2016, pg. 09, título: Infância, consumo e impactos ambientais
  •  Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de Trocas

EF05HI04 – Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. 

  • Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  • Kit PEA 2024, pg. 10, título: Como tomar parte da vida comunitária
  • Kit PEA 2018, pg. 11, título: Atividade 2 – Porta-retrato ecológico 

 EF05HI05 – Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. 

  • Kit PEA 2024, pg. 06, título: O que é cidadania ambiental ativa
  • Kit PEA 2020, pg. 09, título: Atividade 2 – Painel de alerta
  • Kit PEA 2018, pg. 11, título: Atividade 2 – Porta-retrato ecológico 

 EF05HI06 – Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. 

  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Atividade 2 – Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo 

EF05HI08 – Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.   

  • Kit PEA 2017, pg. 13, título: Atividade 4 – Calendário ambiental da turma

 EF05HI09 – Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. 

  • Kit PEA 2024, pg. 07, título: Atividade 1 – Vamos criar uma história em quadrinhos?
  • Kit PEA 2024, pg. 08, título: O que é preciso saber para praticar
  • Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental
  • Kit PEA 2024, pg. 13, título: Atividade 4 – Dilemas éticos no dia-a-dia
  • Kit PEA 2023, pg. 08, título: O que é ecoeficiência
  • Kit PEA 2021, pg. 06, título: Campanha virtual: Reduzindo nosso lixo
  • Kit PEA 2020, pg. 11, título: Atividade 3 – Diário Cidadão
  • Kit PEA 2018, pg. 10, título: Atividade 1 – Árvore das famílias
  • Kit PEA 2018, pg. 13, título: Atividade 4 – Campanha família sustentável
  • Kit PEA 2017, pg. 10, título: Atividade 1 – Guardiões do planeta
  • Kit PEA 2017, pg. 11, título: Atividade 2 – Ciclo de vida dos produtos
  • Kit PEA 2016, pg. 05, título: Entenda o que são resíduos sólidos
  • Kit PEA 2016, pg. 10, título: Atividade 1 – Nossa escola, nossos compromissos
  • Kit PEA 2016, pg. 12, título: Atividade 3 – Agência Mirim de Notícias
  • Kit PEA 2016, pg. 13, título: Atividade 4 – Feira de Trocas

 

EF35EF01 – Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

  • Kit PEA 2018, pg. 12, título: Atividade 3 – Baú lúdico

 EF35EF02 – Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

  • Kit PEA 2018, pg. 12, título: Atividade 3 – Baú lúdico

 EF35EF03 – Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

  •  Kit PEA 2018, pg. 12, título: Atividade 3 – Baú lúdico

EF35EF04 – Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. 

  • Kit PEA 2020, pg. 07, título: Atividade 1 – Planeta sustentável
  • Kit PEA 2018, pg. 12, título: Atividade 3 – Baú lúdico

 EF35EF08 – Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança. 

  • Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental 

 EF35EF12 – Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. 

  • Kit PEA 2024, pg. 12, título: Conhecendo a ética ambiental