Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Concursos PEA 2019

Conheça o regulamento dos concursos de desenho e redação do PEA 2019 para alunos do 4º e 5º anos.

Concurso de Desenho

Baixe aqui a folha padrão do PEA Campo Limpo para apresentação de desenhos pelos alunos

Baixar

Concurso de Redação

Baixe aqui a folha padrão do PEA Campo Limpo para apresentação de redações pelos alunos

Baixar

Concursos de desenho e redação

Os concursos de desenho e de redação integram o conjunto de atividades propostas para as escolas participantes do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), cujo foco é a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos.

Em 2019, o objetivo do PEA é estimular os alunos a se perceberem como parte desse processo, ou seja, como protagonistas dentro do seu campo de possibilidades de ação. Lembrando sempre que uma das principais inovações da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a responsabilidade pela gestão dos resíduos compartilhada pela sociedade.

 

Qual é o tema de 2019?

“Como posso fazer a minha parte na gestão dos resíduos”

A partir dos conteúdos sugeridos no kit educativo, você poderá refletir com os seus alunos sobre o que podem realizar em benefício da gestão adequada dos resíduos sólidos nos contextos em que vivem: família, escola e comunidade.

Ao aprender sobre isso, eles também terão inspirações e conhecimentos para pensar em como poderia ser a sua própria contribuição para esse desafio de reduzir ou não gerar resíduos sólidos.

 

Quem pode participar?

Alunos matriculados nas escolas de Ensino Fundamental cadastradas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo, conforme as modalidades abaixo:

Modalidade 1: Concurso de Desenho
Alunos de 4º ano do Ensino Fundamental.

Modalidade 2: Concurso de Redação
Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Como fazer as inscrições?

Opção 1: solicite as folhas padrão impressas das duas modalidades do concurso ao gestor da central de recebimento do inpEV mais próxima da sua escola.

Opção 2: faça o download dos arquivos em PDF das folhas padrão das duas modalidades do concurso aqui:

Não serão aceitos trabalhos realizados em papel diferente do padrão inpEV.

 

Critérios de seleção

Desenho:

O aluno deverá fazer um desenho à mão livre, na técnica em que preferir (giz de cera, hidrocor, lápis de cor, guache etc.), inspirado no tema proposto. Não serão aceitas colagens ou cópias de obras existentes.

Para a escolha dos melhores desenhos, os critérios são:

  • adequação ao tema,
  • criatividade e originalidade e
  • distribuição do desenho na página.

Redação:

O aluno deverá fazer uma redação com no mínimo 20 linhas, utilizando o gênero narrativo ou dissertativo. A redação deve ser escrita em caneta azul ou preta. Rasuras devem ser evitadas. O texto não poderá ser dotado de desenhos, ilustrações ou enfeites de qualquer natureza. Não serão aceitas cópias ou trechos de obras existentes.

Para a escolha das melhores redações os critérios são:

  • adequação ao tema,
  • clareza e
  • coerência textual.

 

Processo de seleção

Etapa local:

Por escola: cada escola deve escolher o melhor desenho e a melhor redação e enviá-la para a respectiva central de recebimento que a inscreveu no PEA 2019.

Por central de recebimento: cada central deve escolher 1 (um) desenho e 1 (uma) redação para a etapa nacional, selecionados entre todos os municípios sob sua responsabilidade.

Obs.: caso a central de recebimento encaminhe mais de 1 (um) desenho ou mais de 1 (uma) redação para a etapa nacional, esses trabalhos serão desclassificados em função da desigualdade de condições de concorrência em relação às demais centrais.

Etapa nacional:

Os desenhos e as redações finalistas da etapa local (um por central) serão avaliados por uma comissão julgadora em São Paulo, durante o mês de outubro de 2019. A comissão reconhecerá os 3 (três) desenhos e as 3 (três) redações mais interessantes do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores.

A comissão julgadora não divulgará rankings classificatórios por escola, cidade, estado ou região, nem notas individuais de cada produção. Os resultados da etapa nacional serão divulgados pelo inpEV a partir da segunda quinzena de outubro de 2019.

 

Haverá prêmios? Quem ganha?

Sim. Alunos, professores e escolas serão premiados nas duas etapas, local e nacional.