Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Diretrizes pedagógicas

Concursos

Conheça o regulamento dos concursos de desenho e redação do PEA 2021 para alunos do 4º e 5º anos

Saiba mais

Uma das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a implantação de estratégias de responsabilidade compartilhada entre empresas, população e governos locais buscando padrões sustentáveis de produção e consumo.

Para isso, dentre outras determinações, essa política prevê a criação de sistemas de logística reversa a fim de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos aos fabricantes dos produtos industrializados após o consumo.

Nesses sistemas, pela lógica da responsabilidade compartilhada, todos os participantes do ciclo de vida de um determinado produto devem trabalhar em regime de colaboração: poder público, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores finais.

No caso de produtos cujos resíduos apresentem riscos para a saúde e o meio ambiente, como pilhas, pneus, lâmpadas fluorescentes, embalagens de óleos lubrificantes e defensivos agrícolas, a logística reversa é obrigatória.

Proposta metodológica

O PEA Campo Limpo reconhece que o protagonismo do aluno em questões ambientais é uma competência a ser desenvolvida desde os primeiros anos de formação escolar, por meio do letramento científico e do desenvolvimento da habilidade de implementar ações que produzam transformações efetivas nos ambientes onde ele vive e estuda, seja no campo, em cidades de pequeno ou médio porte ou em metrópoles.

Por essa razão, o programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular. Assim, no Caderno do Professor, estão indicadas as competências da BNCC, que podem ser trabalhadas ou reforçadas em disciplinas como Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Arte.

Embora possam ser trabalhadas de forma integrada a outras disciplinas, as atividades indicadas neste caderno e nos materiais complementares estão prioritariamente alinhadas ao referencial metodológico da BNCC para o ensino de Ciências, com sugestão de procedimentos pedagógicos para:

  • Definição de problemas
  • Investigação e pesquisa
  • Comunicação de descobertas
  • Intervenção na realidade
Objetivos educacionais do PEA Campo Limpo
  • Desenvolver uma atuação pessoal criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente, estabelecendo atitudes de cuidado com a natureza e identificando-se como parte integrante dela.
  • Compreender como os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e do planeta, em pequena ou grande escala, agora ou no futuro, a partir do estudo do ciclo de vida das embalagens.
  • Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental relativos à responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos, no campo, em cidades de pequeno ou médio porte ou em metrópoles.
  • Promover posturas construtivas e ambientalmente sustentáveis na escola, em casa e na comunidade, estimulando práticas de consumo consciente.
Proposta pedagógica

Desde 2016, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo vem abordando com maior ênfase o tema da responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos, sob diversos enfoques:

  • O compromisso de toda a sociedade
  • O papel da escola
  • O papel da família
  • O protagonismo do aluno
  • O desafio da Economia Circular

A proposta do Kit Educativo de 2021 é dar um passo além ao incorporar o conceito de Economia Circular na abordagem da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos. Como parte de um processo que é exemplo vivo de Economia Circular, o PEA Campo Limpo aponta uma mudança de paradigma para a humanidade, preparando novas gerações para formas de produzir e consumir que determinarão um futuro sustentável.