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Sobre a edição 2019

Concursos

Conheça o regulamento dos concursos de desenho e redação do PEA 2019 para alunos do 4º e 5º anos

Saiba mais

Proposta pedagógica

Desde 2016, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo vem abordando com maior ênfase o tema da responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos, sob diversos enfoques:

  • O compromisso de toda a sociedade
  • O papel da escola
  • O papel da família

A proposta do Kit Educativo de 2019 é dar ênfase ao protagonismo do aluno nesse processo, oferecendo conhecimentos e sugerindo práticas que estejam no nível de suas possibilidades de ação na família, na escola e na comunidade. A ideia é que, desde cedo, as crianças  compreendam os desafios ambientais envolvidos na gestão adequada dos resíduos sólidos e participem de sua solução, agindo como pequenos cientistas.

O PEA Campo Limpo reconhece que o protagonismo do aluno em questões ambientais é uma competência a ser desenvolvida desde os primeiros anos de formação escolar, por meio do letramento científico e do desenvolvimento da habilidade de implementar ações que produzam transformações efetivas nos ambientes onde vive e estuda.

Por essa razão, o programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular.

 

Objetivos educacionais

  • Desenvolver uma atuação pessoal criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente, estabelecendo atitudes de cuidado com a natureza e identificando-se como parte integrante dela.
  • Compreender como os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e do planeta, em pequena ou grande escala, agora ou no futuro, a partir do estudo do ciclo de vida das embalagens.
  • Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental relativos à responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos, no campo, em cidades de pequeno ou médio porte ou em metrópoles.
  • Promover posturas construtivas e ambientalmente sustentáveis na escola, em casa e na comunidade, estimulando práticas de consumo consciente.

 

Temas abordados

  • A natureza produz “lixo”? O que acontece com a matéria orgânica produzida pelos seres vivos em um ambiente natural? E nos ambientes alterados pela ação do homem?
  • Para que servem as embalagens? Qual a melhor maneira de descartá-las após o uso?
  • Qual é o melhor meio de reduzir os impactos dos resíduos sólidos que geramos em nossas atividades?
  • O que o país tem feito para reduzir o volume de resíduos e rejeitos que geramos? O bom exemplo que vem do campo (Sistema Campo Limpo).

Esses são alguns dos temas práticos abordados no material sobre a responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos no campo, em cidades menores e em grandes metrópoles.

 

Materiais desta edição

  • Caderno do Professor com informações sobre o tema do ano e sugestões de atividades para sala de aula.
  • Cartaz interativo sobre práticas de consumo consciente e sustentável ao alcance das crianças.
  • Escala da Embalagem Sustentável – material exclusivo para ser distribuído aos alunos, como uma ferramenta para investigação da sustentabilidade das embalagens vazias de uso cotidiano.
  • Jogo de tabuleiro colaborativo, no qual as crianças refletirão sobre os Objetivos de Sustentabilidade da ONU (ODS) do planeta e sobre as atitudes sustentáveis antes e depois do consumo.