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Sobre a edição 2020

Concursos

Conheça o regulamento dos concursos de desenho e redação do PEA 2020 para alunos do 4º e 5º anos

Saiba mais

Proposta pedagógica

Desde 2016, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo vem abordando com maior ênfase o tema da responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos, sob diversos enfoques:

  • O compromisso de toda a sociedade
  • O papel da escola
  • O papel da família
  • O protagonismo do aluno

A proposta do Kit Educativo de 2020 é dar um passo além  ao incorporar o conceito de Economia Circular na abordagem da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos. Como parte de um processo que é exemplo vivo de Economia Circular, o PEA Campo Limpo  aponta  uma mudança de paradigma para a humanidade, preparando novas gerações para formas de produzir e consumir que determinarão um futuro sustentável.

O PEA Campo Limpo reconhece Economia Circular é um tema  que pode ser trabalhado desde os primeiros anos de formação escolar, por meio do letramento científico e do desenvolvimento da habilidade de implementar ações que produzam transformações efetivas nos ambientes onde vive e estuda.

Por essa razão, o programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular.

 

Objetivos educacionais

  • Desenvolver uma atuação pessoal criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente, que promova atitudes de cuidado com a natureza e estimule crianças e adultos a se identificarem como parte integrante dela.
  • Compreender como os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e do planeta, em pequena ou grande escala, agora ou no futuro, a partir da compreensão do ciclo de vida das embalagens.
  • Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental relativos à responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos, no campo, em cidades de pequeno ou médio porte ou em metrópoles.
  • Promover posturas construtivas e ambientalmente sustentáveis na escola, em casa e na comunidade, estimulando práticas de consumo consciente.

 

Temas abordados

  • Qual a diferença entre Economia linear e Economia circular? Consumir é fazer escolhas e ter consciência de suas consequências? Afinal, na natureza existe “jogar fora”, já que todo resíduo sempre fica dentro do planeta? O que a atividade do inpEV tem a ver com Economia circular?
  • Esses são alguns dos temas abordados nesta edição do PEA Campo Limpo, que vão provocar educadores e alunos a pensar sobre o desafio da geração de resíduos sólidos, que começa no próprio de processo de fabricação dos produtos, passa pelas formas de distribuição e consumo e chega ao descarte final.
  • Por isso, a importância de desenvolver novos comportamentos em relação ao consumo e à geração de resíduos, seja no campo, em cidades menores e em grandes metrópoles.

Esses são alguns dos temas práticos abordados no material sobre a responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos no campo, em cidades menores e em grandes metrópoles.

 

Materiais desta edição

  • Caderno do Professor com informações sobre o tema do ano e sugestões de atividades para sala de aula.
  • Cartaz interativo sobre as diferenças entre Economia circular e Economia linear, apresentando o respectivos fluxos.
  • Painel de alerta – Material exclusivo para ser trabalhado em sala de aula, no qual os alunos vão exercitar a criatividade, desenvolvendo  atividade inspirada na obra do artista plástico Vik Muniz, com utilização de materiais reciclados para chamar atenção sobre a poluição de plásticos no mundo.
  • Jogo de tabuleiro Guardiões do Planeta – Material lúdico no qual as crianças vão simular uma aventura espacial, visitar planetas e buscar soluções para seus problemas ambientais e sociais, ao mesmo tempo em que desenvolvem comportamentos como reciclar, repensar, reaproveitar, recusar.