Concursos
Conheça o regulamento dos concursos de desenho e redação do PEA 2019 para alunos do 4º e 5º anos
Proposta pedagógica
Desde 2016, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo vem abordando com maior ênfase o tema da responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos, sob diversos enfoques:
- O compromisso de toda a sociedade
- O papel da escola
- O papel da família
A proposta do Kit Educativo de 2019 é dar ênfase ao protagonismo do aluno nesse processo, oferecendo conhecimentos e sugerindo práticas que estejam no nível de suas possibilidades de ação na família, na escola e na comunidade. A ideia é que, desde cedo, as crianças compreendam os desafios ambientais envolvidos na gestão adequada dos resíduos sólidos e participem de sua solução, agindo como pequenos cientistas.
O PEA Campo Limpo reconhece que o protagonismo do aluno em questões ambientais é uma competência a ser desenvolvida desde os primeiros anos de formação escolar, por meio do letramento científico e do desenvolvimento da habilidade de implementar ações que produzam transformações efetivas nos ambientes onde vive e estuda.
Por essa razão, o programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular.
Objetivos educacionais
- Desenvolver uma atuação pessoal criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente, estabelecendo atitudes de cuidado com a natureza e identificando-se como parte integrante dela.
- Compreender como os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e do planeta, em pequena ou grande escala, agora ou no futuro, a partir do estudo do ciclo de vida das embalagens.
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental relativos à responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos, no campo, em cidades de pequeno ou médio porte ou em metrópoles.
- Promover posturas construtivas e ambientalmente sustentáveis na escola, em casa e na comunidade, estimulando práticas de consumo consciente.
Temas abordados
- A natureza produz “lixo”? O que acontece com a matéria orgânica produzida pelos seres vivos em um ambiente natural? E nos ambientes alterados pela ação do homem?
- Para que servem as embalagens? Qual a melhor maneira de descartá-las após o uso?
- Qual é o melhor meio de reduzir os impactos dos resíduos sólidos que geramos em nossas atividades?
- O que o país tem feito para reduzir o volume de resíduos e rejeitos que geramos? O bom exemplo que vem do campo (Sistema Campo Limpo).
Esses são alguns dos temas práticos abordados no material sobre a responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos no campo, em cidades menores e em grandes metrópoles.
Materiais desta edição
- Caderno do Professor com informações sobre o tema do ano e sugestões de atividades para sala de aula.
- Cartaz interativo sobre práticas de consumo consciente e sustentável ao alcance das crianças.
- Escala da Embalagem Sustentável – material exclusivo para ser distribuído aos alunos, como uma ferramenta para investigação da sustentabilidade das embalagens vazias de uso cotidiano.
- Jogo de tabuleiro colaborativo, no qual as crianças refletirão sobre os Objetivos de Sustentabilidade da ONU (ODS) do planeta e sobre as atitudes sustentáveis antes e depois do consumo.