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Diretrizes pedagógicas

Concursos

Conheça o regulamento do Concurso de Desenho e Redação do PEA 2023 para alunos do 4º e 5º anos

Uma das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a implantação de estratégias de responsabilidade compartilhada entre empresas, população e governos locais buscando padrões sustentáveis de produção e consumo.

Para isso, dentre outras determinações, essa política prevê a criação de sistemas de logística reversa a fim de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos aos fabricantes dos produtos industrializados após o consumo.

Nesses sistemas, pela lógica da responsabilidade compartilhada, todos os participantes do ciclo de vida de um determinado produto devem trabalhar em regime de colaboração: poder público, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores finais.

No caso de produtos cujos resíduos apresentem riscos para a saúde e o meio ambiente, como pilhas, pneus, lâmpadas fluorescentes, embalagens de óleos lubrificantes e defensivos agrícolas, a logística reversa é obrigatória.

Proposta metodológica

O PEA Campo Limpo reconhece que o protagonismo do aluno em questões ambientais é uma competência a ser desenvolvida desde os primeiros anos de formação escolar, por meio do letramento científico e do desenvolvimento da habilidade de implementar ações que produzam transformações efetivas nos ambientes onde ele vive e estuda, seja no campo, em cidades de pequeno ou médio porte ou em metrópoles.

Por essa razão, o programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular. Assim, no Caderno do Professor, estão indicadas as competências da BNCC, que podem ser trabalhadas ou reforçadas em disciplinas como Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Arte.

Embora possam ser trabalhadas de forma integrada a outras disciplinas, as atividades indicadas neste caderno e nos materiais complementares estão prioritariamente alinhadas ao referencial metodológico da BNCC para o ensino de Ciências, com sugestão de procedimentos pedagógicos para:

  • Reflexão crítica
  • Interdisciplinaridade
  • Protagonismo infantojuvenil
  • Mobilização escolar
Objetivos educacionais do PEA Campo Limpo
  • Desenvolver uma atuação pessoal criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente, estabelecendo atitudes de cuidado com a natureza e identificando-se como parte integrante dela.
  • Compreender como os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e do planeta, em pequena ou grande escala, agora ou no futuro, a partir do estudo do ciclo de vida das embalagens.
  • Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental relativos à responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos, no campo, em cidades de pequeno ou médio porte ou em metrópoles.
  • Promover posturas construtivas e ambientalmente sustentáveis na escola, em casa e na comunidade, estimulando práticas de consumo consciente.
Proposta pedagógica

Desde 2016, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo vem abordando com maior ênfase o tema da responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos, sob diversos enfoques:

  • O compromisso de toda a sociedade
  • O papel da escola
  • O papel da família
  • O protagonismo do aluno
  • O desafio da Economia Circular
  • Caminhos da Logística Reversa
  • No desafio da Ecoeficiênca

Ao desenvolver agora o tema da Cidadania Ambiental Ativa, o PEA adota uma abordagem interdisciplinar e informativa, apresentando às(aos) estudantes as bases necessárias para uma compreensão mais ampla do tema, respondendo a três questões: o quê é? (conceitos sobre cidadania ambiental ativa), como se pratica? (espaços e meios de participação ambiental) e por que praticar? (ética ambiental).

A proposta pedagógica é promover aprendizagens que desenvolvam nos alunos e alunas a capacidade de intervenção na realidade em que vivem, de entender contextos e desafios da cidadania ambiental ativa; de reconhecer o seu papel nesses cenários; de identificar espaços e oportunidades para o exercício dessa cidadania e de desenvolver competências e habilidades para atuarem nesses cenários.