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Edição 2024

CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO

Os concursos de desenho e de redação integram o conjunto de atividades propostas para as escolas participantes do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), cujo foco é a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos.

Qual é o tema de 2024?

“Criança-cidadã”

A edição 2024 trata da Cidadania Ambiental Ativa, temática que inspirou o tema do nosso concurso que é “Criança-cidadã”, reforçando a ideia do protagonismo infantil nas mudanças comportamentais em prol de um mundo sustentável. Este tema perpassa toda a edição, a partir da página 4 e a jornada feita nas quatro atividades do Caderno, por professoras e professores, vai preparar a turma para a participação no concurso.

Estamos ansiosos para ver as redações e desenhos nascidos dessa aprendizagem lúdica com as crianças!

Como vai funcionar?

Instruções para a redação

A atividade 3 deste Caderno (Jogando com a Turma) é o ponto de partida, pois a redação para o concurso deverá ser inspirada na contação de histórias do Jogo 3 em 1 da Cidadania Ambiental.
A proposta é que a narrativa tenha um ou mais personagens que desenvolvam alguma ação ou busquem uma oportunidade de atuar em prol do meio ambiente na sua cidade, no lugar onde vivem, na escola ou na família. Depois de ter visto o cartaz e se familiarizado com as cartas do baralho, jogando as três modalidades de jogo, as crianças terão mais facilidade de imaginar situações similares em que elas mesmas sejam participantes ou observadoras. Espera-se que a criança se veja na narrativa e reflita sobre o seu entorno, uma vez que a temática do concurso é Criança-cidadã.

Instruções para o desenho

A atividade 1 deste Caderno (Vamos criar uma História em Quadrinhos?) é o ponto de partida da produção do desenho para o concurso. Depois da experiência coletiva desenvolvida nesta atividade, as crianças vão criar individualmente uma história de 4 a 8 quadrinhos (só na parte da frente do papel) com a temática Criança-cidadã. A criação do desenho da História em Quadrinhos (HQ) deve começar por um roteiro de uma história curta, que apresenta uma ação a fim de solucionar um problema ambiental ligado a resíduos, com personagens e diálogos, seguindo a mesma orientação da página 7 do Caderno do Professor.

Quem pode participar?

Alunos matriculados nas escolas de Ensino Fundamental cadastradas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo, conforme as modalidades abaixo:

  • Modalidade 1: Concurso de Desenho

Alunos de 4º ano do Ensino Fundamental.

  • Modalidade 2: Concurso de Redação

Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental.

Como fazer as inscrições?

  • Opção 1: solicite as folhas padrão impressas das duas modalidades do concurso ao gestor da central de recebimento do inpEV mais próxima da sua escola.
  • Opção 2: faça o download dos arquivos das folhas padrão das duas modalidades do concurso, clicando nos links abaixo:

Critérios de seleção

Desenho – O aluno deverá fazer um desenho à mão livre, na técnica em que preferir (giz de cera, hidrocor, lápis de cor, guache etc.), inspirado no tema proposto. Não serão aceitas colagens ou cópias de obras existentes. Para a escolha dos melhores desenhos, os critérios são adequação ao tema, criatividade e originalidade.

Redação – O aluno deverá fazer uma redação com no mínimo 20 linhas, utilizando o gênero narrativo ou dissertativo. A redação deve ser escrita em caneta azul ou preta. Rasuras devem ser evitadas. O texto não poderá ser dotado de desenhos, ilustrações ou enfeites de qualquer natureza. Não serão aceitas cópias ou trechos de obras existentes. Para a escolha das melhores redações os critérios são adequação ao tema, criatividade e originalidade e clareza e coerência textual.

Processo de seleção

Etapa Local:

  • Fase 1: Por escola: cada escola deve escolher o melhor desenho e a melhor redação e enviá-la para a respectiva central de recebimento que a inscreveu no PEA 2024.
  • Fase 2: Por central de recebimento: segundo os critérios de seleção acima mencionados cada central deve escolher 1 (um) desenho e 1 (uma) redação para a etapa nacional, selecionados entre todos os municípios sob sua responsabilidade.

Obs.: caso a central de recebimento encaminhe mais 1 (um) desenho ou mais de 1 (uma) redação para a Etapa Nacional, esses trabalhos serão desclassificados em função da desigualdade de condições de concorrência em relação às demais centrais. Os trabalhos vencedores deverão ser enviados pelas centrais ao inpEV em formato digital colorido (PDF ou JPG), por meio de formulário disponibilizado previamente. 

Etapa Nacional:

Os desenhos e as redações finalistas da etapa local (um por central) serão avaliados por uma comissão julgadora em São Paulo, que, além dos mesmos critérios da seleção local (adequação ao tema, originalidade, criatividade, clareza e coerência textual), vai considerar também evidências de apreensão das crianças sobre o foco temático desta edição, a ser trabalhado nos quatro capítulos em sala de aula.

A Comissão reconhecerá os 3 (três) desenhos e as 3 (três) redações mais interessantes do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores. Os resultados da Etapa Nacional serão divulgados pelo inpEV a partir da terceira semana de outubro de 2024. Serão premiados os três (3) destaques em cada categoria na Etapa Nacional dos concursos.

Haverá prêmios? Quem ganha?

Na etapa local, a central premiará os alunos vencedores (desenho e redação). Nesta etapa, os prêmios são definidos por cada unidade do inpEV.
Na etapa nacional, a premiação é realizada para os estudantes, professores e escolas vencedoras, com prêmios definidos pelo inpEV, quais sejam: