Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Guardiões dos Planetas- Aventura Espacial

Sobre o PEA

Programa de Educação Ambiental Campo Limpo

Conheça o Jogo Guardiões dos Planetas: uma aventura espacial!

Seja bem-vindo(a) ao jogo online Guardiões dos Planetas, criado com exclusividade pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo  Limpo do inpEV.

Nesse jogo os alunos terão oportunidade de aprender brincando sobre os impactos provocados por atitudes socioambientais adequadas e inadequadas praticadas pela humanidade.

Navegando por uma galáxia imaginária, encontrarão planetas em 3 situações distintas: planetas em equilíbrio, planetas “fora da órbita” devido a sérios problemas ambientais e planetas que caíram em um “buraco negro” por graves problemas sociais. Ao longo do jogo, os jogadores ou grupos deverão enfrentar diferentes desafios para fazer com que os planetas em desequilíbrio volte m ao “Cinturão de Planetas Seguros”.

O jogo é baseado no conceito de Economia “Donut” desenvolvido na Universidade de Oxford pela economista e pesquisadora Kate Raworth dentro do qual o modelo ideal de economia global estaria inserido nos limites entre a extração sustentável de recursos naturais e a oferta de condições dignas de vida a todos os habitantes da Terra.

O jogo Guardiões dos Planetas é colaborativo, todos os participantes precisam cooperar para vencer os desafios propostos e salvar os planetas em perigo. Nesse processo construirão conhecimentos sobre práticas sustentáveis, tanto na dimensão individual como coletiva, aprendendo sobre a extensão dos danos que podem ser causados por atitudes praticadas diariamente nos locais onde vivemos.

O jogo possui duas versões distintas:

  • Respostas fechadas: versão em que a(s) criança(s) avaliam as afirmações presentes em cada um dos planetas como certas ou erradas. Se as respostas estiverem corretas, o planeta é salvo e retorna ao “Cinturão dos Planetas Seguros”. Essa versão é indicada para que as crianças joguem sozinhas. Mas, o auxílio do(a) educador(a) ou responsável é sempre bem-vindo! (1 a 3 participantes podem jogar nesta versão).
  • Respostas abertas: versão com desafios a cumprir em cada planeta. Essa versão necessita da orientação de educadores para a validação dos desafios cumpridos, por isso, recomendamos que essa versão seja jogada junto aos educadores. (1 a 6 participantes podem jogar nessa versão).

Esse é um ótimo recurso pedagógico, adaptável a momentos de ensino presencial, remoto ou híbrido. Jogue sempre que possível com a turma e convide outros colegas a jogarem também. Vamos juntos desenvolver consciência ambiental brincando em uma aventura espacial!

COMECE A JOGAR!