Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Jogo dos ODS

Sobre o PEA

Programa de Educação Ambiental Campo Limpo

Conheça o Jogo Guardiões do Planeta e os ODS!

Seja bem-vindo(a) ao jogo Guardiões do Planeta e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado com exclusividade pelo Programa de Educação Campo Limpo do inpEV.

Com essa ferramenta, você vai ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU aos alunos, de forma colaborativa e lúdica, compartilhando com eles muita diversão e conhecimento. Nos três níveis de dificuldades do jogo (iniciantes, intermediário e avançado) é possível envolver desde as crianças da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental I (mas experimente também jogar com estudantes de outras séries).

A grande jogada do Guardiões do Planeta e os ODS é aprender sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da ONU, de forma motivadora, com o uso de diferentes linguagens para  responder os desafios propostos sobre cada um dos 17 ODS, além de levar os alunos a refletir sobre as atitudes sustentáveis ​​dos 5 erres: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar.

Podendo ser jogado em equipes, ou grupos de dois a seis jogadores, o Guardiões do Planeta e os ODS estimula a cooperação, a busca de conhecimento e a criatividade, pois os desafios que se sucedem devem ser cumpridos de formas variadas, por meio de desenho, música, teatro ou bate-papo. Ganha quem lançar o maior número de escudos disponíveis no tabuleiro, cumprindo as tarefas propostas a cada questão sorteada. Para ler as instruções completas do jogo, basta clicar na interrogação no canto superior direito da página inicial.

Por ser um jogo colaborativo, todos os participantes devem ser estimulados a se ajudar, eliminando uma possível competição.  E, após encerrar o jogo, espera-se que a turma tenha se apropriado de novas informações e esteja mais sensibilizada para uma roda de conversa em que você poderá dialogar sobre as aprendizagens realizadas no tema da sustentabilidade.

Enquanto as aulas não voltam nestes tempos de isolamento social, sempre que possível, jogue com a família e estimule todos os alunos a jogarem, se tiverem condições. Eles vão ver que o jogo é educativo e divertido ao mesmo tempo. E quando as escolas puderem retomar as aulas presenciais, aproveite esse recurso que o PEA Campo Limpo oferece para seguir a jornada pedagógica com seus alunos, usando o Jogo Guardiões do Planeta e os ODS como um aliado no processo de aprendizagem.

 

Comece a Jogar!