Cards para WhatsApp
Acesse e baixe cards educativos para enviar aos seus alunos
O que é logística reversa?
Logística reversa é um termo definido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12305/2010) como:
“instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”
Mas o que quer dizer isso, afinal?
A logística reversa de pós-consumo representa um conjunto de estratégias para o gerenciamento mais adequado de resíduos sólidos. Segundo a PNRS, a logística reversa é de responsabilidade do setor empresarial em parceria com o poder público e a sociedade civil, parcerias essas que acontecem por meio de acordos setoriais e viabilizam a coleta e o reaproveitamento dos materiais nas cadeias produtivas por meio do reuso ou reciclagem.
No caso de equipamentos eletroeletrônicos e lâmpadas, por exemplo, existe uma etapa após a coleta ou devolução dos materiais nos PEVs (pontos de entrega voluntária), denominada separação, em que os componentes são separados e destinados para o reaproveitamento na cadeia produtiva ou disposição ambientalmente adequada.
Uma etapa fundamental para que a logística reversa funcione é a ação do consumidor, seja realizando a triagem dos resíduos recicláveis e orgânicos ou a devolução dos produtos pós-consumo para os pontos de entrega voluntária.
A diversidade de tipos de resíduos sólidos é grande, o Brasil possui dimensões continentais, com isso, a logística reversa enfrenta muitos desafios em nosso país. Embora essas dificuldades existam, diversas iniciativas já acontecem em algumas regiões e é papel de todas e todos nós conhecer, participar e divulgar essas ações.
Aqui no site do PEA Campo Limpo, divulgaremos algumas dessas iniciativas, venha conferir!