Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Origem e destino de materiais

Cards para WhatsApp

Acesse e baixe cards educativos para enviar aos seus alunos

Por vezes, temos dificuldades em pensar de onde vem os materiais que compõem os objetos que utilizamos em nosso dia a dia, não é mesmo?

A cadeira em que você costuma sentar, por exemplo? É feita de madeira? De metal? De plástico, talvez?  Para obter as matérias-primas presentes em todas as coisas, é necessária, na maior parte das vezes, a extração dos recursos naturais. Isso pode acontecer por meio de diversas atividades, como mineração, agricultura, extrativismo, entre outros.

Treinarmos o nosso olhar para observar como utilizamos esses materiais é fundamental para entendermos os impactos ambientais que geramos e como minimizá-los ou quem sabe até, eliminá-los.

Do ponto de vista ambiental, o destino dos materiais extraídos da natureza deve estar sempre ligado ao fechamento do ciclo com menor impacto ambiental, seja por meio do tratamento (como acontece com resíduos orgânicos no processo de compostagem) ou por meio do reaproveitamento na cadeia produtiva, de modo que a necessidade de retirar recursos diminua. Entretanto, há que se fazer estudos e avaliações para identificar os caminhos mais adequados e tornar o ciclo de vida dos produtos, de fato, menos impactante ao meio ambiente.

A logística reversa bem planejada e estruturada é essencial para que o “leva e traz” pós-consumo seja garantido, ou seja, ela é o meio pelo qual se viabiliza o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, conforme o artigo 33 da PNRS.

Fique ligado em como acessar os canais de devolução de resíduos ou tratamento adequado aqui no site do PEA Campo Limpo!

Para explorar melhor o tema de origem e destino dos materiais, você pode assistir com seus alunos a websérie de animação Consciente Coletivo, produzida pelo Instituto Akatu. “Com uma linguagem bem humorada, a série convida a refletir sobre os impactos gerados no meio ambiente, na economia e na sociedade pelo nosso modo de produzir e consumir e mostra o poder de transformação do consumidor com a adoção de hábitos mais conscientes. Os episódios abordam temas como mudanças climáticas, resíduos, energia, água e estilo de vida, entre outros.” Confira a seguir!