Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Compostagem de resíduos orgânicos

Cards para WhatsApp

Acesse e baixe cards educativos para enviar aos seus alunos

De acordo com a pesquisa “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020”, os resíduos orgânicos representam 45,3% dos resíduos sólidos urbanos no país! Essa definição contempla sobras e perdas de alimentos, resíduos verdes e madeiras.

Ou seja, seria possível tratar em casa quase metade de todo o resíduo gerado no ambiente doméstico com o auxílio de uma composteira.

Mas o que é compostagem? É possível realizá-la em nossas casas? 

Compostagem é o nome que se dá ao processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal. Esse processo é realizado por microrganismos (fungos e bactérias) e outros organismos (minhocas, insetos) e dá origem ao composto orgânico, material rico em nutrientes disponíveis para a adubação do solo e ao biofertilizante líquido, que pode ser utilizado diluído.

Compostar nossos resíduos orgânicos em casa é uma importante estratégia de gestão de resíduos sólidos. Imagine quantos quilos de resíduos não precisariam ser dispostos em aterros sanitários, se todos pudessem fazer compostagem em suas casas? E quantos quilos de composto/ adubo produziríamos? 

Nem todo conseguem, é claro, por viverem em apartamentos ou locais sem condições mínimas para isso, Mas, se você tem espaço ou vive em uma casa, saiba que é  possível recriar esse processo de decomposição por meio de uma composteira ou minhocário. Composteiras caseiras ou minhocários podem ser construídos por meio de um sistema de três baldes de plástico encaixados, um acima do outro, de modo que os resíduos sejam depositados no balde superior. Quando o volume do balde superior se esgota, temos que deslocá-lo para a segunda posição e subir a caixa que estava na posição intermediária. O balde inferior armazena o biofertilizante líquido. Em cerca de 3 meses, temos o composto orgânico.

Confira neste link, no site do Instituto Akatu, um passo a passo de como construir sua própria composteira, em casa ou na escola!

Compostagem como recurso pedagógico

A compostagem pode representar uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem com as crianças, por meio dela, é possível compreender os ciclos da natureza, utilizar o adubo orgânico em hortas escolares, e compreender nosso papel, enquanto agentes ativos pela regeneração dos sistemas ambientais.