Cards para WhatsApp
Acesse e baixe cards educativos para enviar aos seus alunos
Para entender como podemos reduzir a geração de resíduos sólidos em nossas residências, nas escolas e em outros lugares, precisamos compreender quais tipos de resíduos são gerados e em que quantidade.
Além da compostagem sobre a qual você pode saber mais aqui, devemos reduzir ao máximo o desperdício de alimentos, aproveitando-os integralmente em receitas. Com isso, além de reduzirmos a quantidade de resíduos orgânicos gerados, consumimos por completo os nutrientes presentes nos alimentos.
O restante dos resíduos sólidos domiciliares podem englobar materiais recicláveis, como embalagens de plástico, papel, vidro e metal, resíduos perigosos como lâmpadas, medicamentos, pilhas e baterias, entre outros tipos de resíduos.
Para minimizar a geração de resíduos recicláveis, prefira alimentos frescos aos industrializados. Observe sempre os produtos no supermercado e dê preferência a embalagens não plásticas ou aos produtos que possuem menor volume de embalagens.
Utilize, sempre que possível, sacolas retornáveis na feira e no supermercado, essa atitude ajuda a diminuir o volume de sacolas plásticas gerado.
Preste sempre atenção à data de vencimento dos produtos e medicamentos. Se você não for consumi-los, encaminhe esses materiais para um local onde possam ser processados adequadamente.
Reflita sobre os resíduos gerados e identifique oportunidades de reutilização dos materiais. Potes de vidro de vidro de produtos consumidos podem abrigar grãos na despensa, por exemplo.
Lembre-se de que é sempre possível elevar a durabilidade dos produtos, cuidando adequadamente de cada um deles.
Pense em utilizar todos os materiais com consciência, isso inclui materiais de construção, equipamentos eletroeletrônicos, medicamentos, roupas e todos os demais tipos de produtos que usamos e consumimos.
Seguindo essas dicas, podemos juntos reduzir o volume de resíduos sólidos gerados e aumentar a vida útil dos aterros sanitários, diminuindo a necessidade de extração de recursos naturais dos ecossistemas.