
Cards para WhatsApp
Acesse e baixe cards educativos para enviar aos seus alunos
Cidadania ativa x passiva
Para trabalhar estes conceitos apresentados no Caderno do Professor, é importante explicar às crianças que elas são “sujeitos de direitos”. Isto significa que elas têm direitos e garantias fundamentais, asseguradas por lei, a serem exercidas em nome próprio (veja mais clicando aqui)
Utilize este vídeo para mostrar quais são esses direitos que garantem o exercício da cidadania às crianças e adolescentes:
Agora que as crianças já sabem que são sujeitos de direitos, ou seja, são cidadãs, explique que a cidadania pode ser exercida de forma passiva ou ativa.
Cidadania Passiva
Uma criança cidadã passiva tem acesso aos seus direitos políticos e ambientais, mas não exerce nenhuma ação direta sobre o que acontece ao seu redor, tornando-se apenas uma espectadora, sem propor ou participar ativamente da mudança ou melhoria.
Exemplo prático: assistir a uma apresentação dos colegas sobre ações de conservação ambiental para implementar na escola e não interagir, participar e propor pontos que considera relevantes.
Cidadania Ativa
Uma criança cidadã ativa tem acesso aos seus direitos políticos e ambientais e, além disso, participa e se envolve nas questões que afetam o seu dia a dia, na sala de aula, na escola e na sua comunidade, aprendendo desde cedo a contribuir positivamente para o mundo ao seu redor.
Exemplo prático: desenvolver atividades voluntárias na escola ou na comunidade, ajudar na conservação das áreas verdes, e defender causas que considerem importantes.
Cidadania ambiental ativa
Na cidadania ambiental ativa, as crianças participam e se sentem responsáveis pela preservação e cuidado do meio ambiente. Entendem que cada ação individual ou coletiva pode fazer diferença no lugar onde vivem e, consequentemente, no planeta. Ao aprender sobre a importância de respeitar a natureza, conservar recursos e agir de maneira sustentável, as crianças serão mais capazes de praticar a cidadania ambiental ativa.
Exemplo prático: organizar uma campanha de reciclagem na escola, onde as crianças se tornam responsáveis por separar e reciclar o lixo.