Plano de aula C
Diferença entre efeito estufa e aquecimento global
DESCRIÇÃO: Atividade 1: Conceituar gases de efeito estufa (GEE). Experiência Efeito Estufa.
Atividade 2: Jogo do Aquecimento Global. Vivenciar a dinâmica do processo de aquecimento global.
Atividade 3: Roda de conversa relacionando a experiência e o jogo. Identificar a diferença entre gases de efeito estufa e aquecimento global.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Observar a alteração do estado da água quando submetida a altas temperaturas.
- Participar ativamente em jogos de campo, respeitando regras e colaborando com seus pares.
- Compreender a importância dos gases de efeito estufa para o equilíbrio climático do planeta.
- Relacionar o aumento dos gases de efeito estufa ao aquecimento global.
COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Ciências e Educação Física.
HABILIDADES DA BNCC:
- (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
- (EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA:
- Cartaz do PEA Campo Limpo 2025.
Para a experiência Efeito Estufa:
- 2 copos com água,
- 1 caixa de sapatos,
- papel alumínio,
- papel filme,
- luz do sol ou 1 luminária.
Para o Jogo do Aquecimento Global:
- crachás amarelos (Calor) e azuis (GEE), que deverão estar numerados, conforme o número de participantes em cada grupo.
ATIVIDADE 1
1. Iniciar a aula observando com a turma que roupas costumam usar quando está muito frio e muito calor.
- Perguntar para as crianças como se sentiriam se “neste dia”, estivessem com roupas mais leves ou mais grossas.
2. Apresentar a expressão “gases de efeito estufa”.
3. Perguntar se já ouviram e se sabem o significado.
4. Para ilustrar as explicações, realizar com as crianças a Experiência Efeito Estufa apresentada no cartaz.
- Como a experiência exige o tempo de, pelo menos 15 minutos, explore as hipóteses sobre o que irá acontecer, anotando-as para serem revisitadas ao final da aula.
ATIVIDADE 2
5. Ainda utilizando o cartaz, explorar o conhecimento da turma sobre “aquecimento global”.
6. Informar que farão um jogo que ajudará a compreender melhor o que está acontecendo com o planeta Terra.
-
- O jogo deve ser realizado no pátio ou na quadra.
- Antes de aplicar o jogo, explorar os conhecimentos das crianças sobre esportes de campo; as possíveis estratégias individuais e coletivas que comumente são usadas em cada modalidade; a importância do entrosamento das equipes e do respeito ao adversário etc.
- Explorar jogos como queimada, barra-manteiga, pique-bandeira etc., observando que todos possuem regras e desafios.
7. Aplicar o Jogo do Aquecimento Global.
ATIVIDADE 3
8. Ao final do jogo, conversar com as crianças sobre como foi a vivenciar o Calor e os GEE, retomando, especialmente, os conceitos de calor e de gases de efeito estufa trabalhados nos itens 6 e 7 do caderno.
9. Alguns pontos que poderão orientar a conversa:
-
- Por que fica mais difícil para o Calor escapar, à medida que mais participantes do grupo GEE entram no jogo?
- Pedir que expliquem, com suas próprias palavras, o papel de cada um deles no jogo.
- Qual a diferença entre gases de efeito estufa e aquecimento global?
10. Finalizar a experiência e conversar sobre o resultado, observando se as hipóteses antes levantadas foram confirmadas.
11. Relacionar a vivência do jogo com a experiência, esclarecendo a diferença entre gases de efeito estufa e aquecimento global.