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Plano de aula H

Resíduos sólidos e Clima

A quem mais cabe a responsabilidade de lidar com o impacto dos resíduos sólidos no clima?

DESCRIÇÃO: Atividade 1: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre leis. Apresentar a PNRS. Identificar os responsáveis pela eficácia da PNRS.

Atividade 2: Conceituar o que é conferência e dar exemplos. Apresentar o que será a COP30. Leitura e compreensão de texto.

Atividade 3: Simulação de uma conferência.

Atividade 4: Sugestões para a(s) próxima(s).

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

  • Conhecer do que trata a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).
  • Identificar órgãos do poder público responsáveis pela preservação e conservação do meio ambiente.
  • Identificar formas de participação das crianças para diminuir as mudanças climáticas.
  • Conhecer o significado da sigla COP30.
  • Entender a importância da participação de todos para a diminuição das mudanças climáticas.

COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.

HABILIDADES DA BNCC: 

  • (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
  • (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

 O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA: 

  • Carteiras escolares organizadas num grande semicírculo.
  • Tiras de papel (3 para cada criança).
  • Pesquisa prévia sobre:
  • COP 30,
  • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima,
  • os órgãos do poder público responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente no Brasil, no Estado e no Município em que está situada a unidade escolar,
  • legislações ambientais.

ATIVIDADE 1

  1. Explorar o conhecimento prévio da turma sobre leis, dando ênfase às leis ambientais.
  2. Apresentar a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e explicar a sua importância,
  3. Ler em voz alta aos seguintes artigos da PNRS:
  • Art. 25.  O poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento. 
  • Art. 30.  É instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, consoante as atribuições e procedimentos previstos nesta Seção. 
  1. Conversar com as crianças sobre os termos em destaque, explorando de quem a PNRS está falando nesses artigos.
  2. Apresentar alguns dos órgãos do poder público responsáveis pela preservação e conservação do meio ambiente, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
  3. Refletir com as crianças em qual ou quais dos termos em destaque elas estariam contempladas.

ATIVIDADE 2

  1. Perguntar para a turma se sabem o que é uma Conferência.
  2. Colher as hipóteses e informar o significado da palavra, apresentando alguns exemplos.
  3. Apresentar a sigla COP, perguntar se já ouviram falar e esclarecer o seu significado.
  4. Informar que, em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará, acontecerá a COP 30.
  5. Ler as informações sobre a COP 30 e pedir que expliquem o que entenderam:

O que é a COP30?

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.

Quando e onde acontecerá a COP30?

A COP30 ocorrerá em novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.

Qual a importância da COP30 para o Brasil?

A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

Quais são os principais temas discutidos na COP30?

Os principais temas incluem: 

  1. Redução de emissões de gases de efeito estufa. 
  2. Adaptação às mudanças climáticas. 
  3. Financiamento climático para países em desenvolvimento. 
  4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono. 
  5. Preservação de florestas e biodiversidade. 
  6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

12. Explorar as respostas sobre a COP30, garantindo a compreensão de sua importância para o planeta e todos que nele vivem.

13. De acordo com o calendário desta atividade no segundo semestre, apresentar alguns resultados da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que está prevista para o início de 2025 e terá justiça climática como tema.

ATIVIDADE 3

  1. Escrever na lousa uma lista de temas que fizeram parte das aulas anteriores sobre Mudanças Climáticas.

Exemplos:

  • 6 Erres
  • Aquecimento global
  • Ciclo de vida dos produtos
  • Cidadania ambiental ativa
  • Cidadania ativa e Cidadania passiva
  • Clima
  • Emergência climática
  • Gases de Efeito Estufa
  • Justiça climática
  • Mudanças climáticas
  • Resíduos sólidos
  • Responsabilidade compartilhada
  • Temperatura
  1. Distribuir 3 tiras de papel para cada aluno(a) e pedir que escolham três temas da lista e escrevam nas tiras, dobrando-as em seguida.
  2. Explicar que farão uma votação de temas para conversarem, simulando uma conferência.
  3. Pedir que cada aluno(a) leia o que escolheu. O voto dado deve ser contabilizado por meio do registro ao lado do tema escrito na lousa.
  4. Selecionar os três temas mais votados.
  5. Dividir a turma em trios a partir de suas posições no semicírculo.
  6. Distribuir os temas aleatoriamente entre os trios. Um mesmo tema será trabalhado por vários grupos.
  7. Roteiro para os grupos:

Primeiro momento:

  • Escolher quem fará as anotações e apresentará as conclusões do trio.
  • Compartilhar o que conhecem sobre o tema, retomando os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores.
  • Responder a seguinte questão:
    – Por que é importante saber mais sobre este tema para compreendermos o nosso papel frente às mudanças climáticas?

Segundo momento:

  • Nova formação de grupos: unir os trios dos mesmos temas para compartilharem o que conversaram nos trios.
  • O(a) responsável pelas anotações de cada trio deverá apresentar as conclusões para os demais.
  • Os novos grupos deverão responder a seguinte questão:
    – Como aplicar o que aprendemos sobre este tema para melhorar a qualidade de vida do planeta?

Terceiro momento:

    • Painel de apresentação dos grupos.
    • Troca de ideias.
    • Exercitar a conciliação:
      – A turma deve apresentar ideias sustentáveis que possam ser aplicadas na unidade escolar para ajudar na diminuição das mudanças climáticas. Esta etapa pode ser feita individualmente ou em grupos.
      – Apresentação e defesa das ideias.
      – Processo de votação para escolha de três ideias que nortearão uma proposta a ser compartilhada com toda a comunidade escolar.

ATIVIDADE 4

  1. Sugestões de atividades para a(s) aula(s) seguinte(s):
    • Organizar uma campanha na escola para diminuir as mudanças climáticas a partir das propostas levantadas pelos grupos.
    • Convidar a comunidade escolar para conhecer as ideias trabalhadas pela turma.
    • Convidar representantes de órgãos do poder público e de associações de bairro, comerciantes, família, entre outros, para compartilhamento de informações e ideias.