Plano de aula H
Resíduos sólidos e Clima
A quem mais cabe a responsabilidade de lidar com o impacto dos resíduos sólidos no clima?
DESCRIÇÃO: Atividade 1: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre leis. Apresentar a PNRS. Identificar os responsáveis pela eficácia da PNRS.
Atividade 2: Conceituar o que é conferência e dar exemplos. Apresentar o que será a COP30. Leitura e compreensão de texto.
Atividade 3: Simulação de uma conferência.
Atividade 4: Sugestões para a(s) próxima(s).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Conhecer do que trata a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).
- Identificar órgãos do poder público responsáveis pela preservação e conservação do meio ambiente.
- Identificar formas de participação das crianças para diminuir as mudanças climáticas.
- Conhecer o significado da sigla COP30.
- Entender a importância da participação de todos para a diminuição das mudanças climáticas.
COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.
HABILIDADES DA BNCC:
- (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
- (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
- (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA:
- Carteiras escolares organizadas num grande semicírculo.
- Tiras de papel (3 para cada criança).
- Pesquisa prévia sobre:
- COP 30,
- Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima,
- os órgãos do poder público responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente no Brasil, no Estado e no Município em que está situada a unidade escolar,
- legislações ambientais.
ATIVIDADE 1
- Explorar o conhecimento prévio da turma sobre leis, dando ênfase às leis ambientais.
- Apresentar a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e explicar a sua importância,
- Ler em voz alta aos seguintes artigos da PNRS:
- Art. 25. O poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento.
- Art. 30. É instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, consoante as atribuições e procedimentos previstos nesta Seção.
- Conversar com as crianças sobre os termos em destaque, explorando de quem a PNRS está falando nesses artigos.
- Apresentar alguns dos órgãos do poder público responsáveis pela preservação e conservação do meio ambiente, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
- Refletir com as crianças em qual ou quais dos termos em destaque elas estariam contempladas.
ATIVIDADE 2
- Perguntar para a turma se sabem o que é uma Conferência.
- Colher as hipóteses e informar o significado da palavra, apresentando alguns exemplos.
- Apresentar a sigla COP, perguntar se já ouviram falar e esclarecer o seu significado.
- Informar que, em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará, acontecerá a COP 30.
- Ler as informações sobre a COP 30 e pedir que expliquem o que entenderam:
O que é a COP30?
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.
Quando e onde acontecerá a COP30?
A COP30 ocorrerá em novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Qual a importância da COP30 para o Brasil?
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
Quais são os principais temas discutidos na COP30?
Os principais temas incluem:
- Redução de emissões de gases de efeito estufa.
- Adaptação às mudanças climáticas.
- Financiamento climático para países em desenvolvimento.
- Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono.
- Preservação de florestas e biodiversidade.
- Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
12. Explorar as respostas sobre a COP30, garantindo a compreensão de sua importância para o planeta e todos que nele vivem.
13. De acordo com o calendário desta atividade no segundo semestre, apresentar alguns resultados da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que está prevista para o início de 2025 e terá justiça climática como tema.
ATIVIDADE 3
- Escrever na lousa uma lista de temas que fizeram parte das aulas anteriores sobre Mudanças Climáticas.
Exemplos:
- 6 Erres
- Aquecimento global
- Ciclo de vida dos produtos
- Cidadania ambiental ativa
- Cidadania ativa e Cidadania passiva
- Clima
- Emergência climática
- Gases de Efeito Estufa
- Justiça climática
- Mudanças climáticas
- Resíduos sólidos
- Responsabilidade compartilhada
- Temperatura
- Distribuir 3 tiras de papel para cada aluno(a) e pedir que escolham três temas da lista e escrevam nas tiras, dobrando-as em seguida.
- Explicar que farão uma votação de temas para conversarem, simulando uma conferência.
- Pedir que cada aluno(a) leia o que escolheu. O voto dado deve ser contabilizado por meio do registro ao lado do tema escrito na lousa.
- Selecionar os três temas mais votados.
- Dividir a turma em trios a partir de suas posições no semicírculo.
- Distribuir os temas aleatoriamente entre os trios. Um mesmo tema será trabalhado por vários grupos.
- Roteiro para os grupos:
Primeiro momento:
- Escolher quem fará as anotações e apresentará as conclusões do trio.
- Compartilhar o que conhecem sobre o tema, retomando os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores.
- Responder a seguinte questão:
– Por que é importante saber mais sobre este tema para compreendermos o nosso papel frente às mudanças climáticas?
Segundo momento:
- Nova formação de grupos: unir os trios dos mesmos temas para compartilharem o que conversaram nos trios.
- O(a) responsável pelas anotações de cada trio deverá apresentar as conclusões para os demais.
- Os novos grupos deverão responder a seguinte questão:
– Como aplicar o que aprendemos sobre este tema para melhorar a qualidade de vida do planeta?
Terceiro momento:
-
- Painel de apresentação dos grupos.
- Troca de ideias.
- Exercitar a conciliação:
– A turma deve apresentar ideias sustentáveis que possam ser aplicadas na unidade escolar para ajudar na diminuição das mudanças climáticas. Esta etapa pode ser feita individualmente ou em grupos.
– Apresentação e defesa das ideias.
– Processo de votação para escolha de três ideias que nortearão uma proposta a ser compartilhada com toda a comunidade escolar.
ATIVIDADE 4
- Sugestões de atividades para a(s) aula(s) seguinte(s):
-
- Organizar uma campanha na escola para diminuir as mudanças climáticas a partir das propostas levantadas pelos grupos.
- Convidar a comunidade escolar para conhecer as ideias trabalhadas pela turma.
- Convidar representantes de órgãos do poder público e de associações de bairro, comerciantes, família, entre outros, para compartilhamento de informações e ideias.