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Edição 2025

CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO

Os concursos de desenho e de redação integram o conjunto de atividades propostas para as escolas participantes do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), cujo foco é a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos.

Qual é o tema de 2025?

“Repórter do Clima”

A edição 2025 trata de Mudanças Climáticas e a Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos. E o desafio proposto pelo nosso Concurso é abordar este tema de forma inédita e original, estimulando uma vivência intergeracional, que deve marcar positivamente a vida das crianças. Este tema perpassa toda a edição, a partir da página 6 e a jornada feita nas atividades do Caderno, por professoras e professores, vai preparar a turma para a participação no concurso.

Estamos ansiosos para ver as redações e desenhos nascidos dessa aprendizagem lúdica com as crianças!

Como vai funcionar?

Instruções para a redação

Todos os conteúdos e propostas de atividades sugeridas das páginas 6 a 9 são importantes para o desenvolvimento da entrevista. As respostas da entrevista serão a base para a produção das redações. A redação deve ser inspirada na entrevista que deverão fazer com avós ou pessoas acima de 50 anos para contar um pouco a história que ouviram deles(as). O texto final NÃO deverá ser apresentado em forma de perguntas e respostas, mas transformado em uma narrativa, do tipo crônica. Explique às crianças o que é uma crônica e que ela pode ser descritiva, jornalística, histórica, humorística, dissertativa etc. O importante é
trazer as informações colhidas na entrevista.

Instruções para o desenho

Para os desenhos, valem as mesmas instruções da redação. O desenho deve ser inspirado na entrevista que deverão fazer com avós ou pessoas acima de 50  anos para contar um pouco a história que ouviram deles(as). O desenho deverá ser apresentado em forma de História em Quadrinhos com até 6 quadrinhos.
Explique às crianças que os personagens podem ser eles próprios, assim como os/as entrevistados/as, os bichos ou outros elementos que apareçam na entrevista. 

 

Quem pode participar?

Alunos matriculados nas escolas de Ensino Fundamental cadastradas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo, conforme as modalidades abaixo:

  • Modalidade 1: Concurso de Desenho

Alunos de 4º ano do Ensino Fundamental.

  • Modalidade 2: Concurso de Redação

Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental.

Como fazer as inscrições?

  • Opção 1: solicite as folhas padrão impressas das duas modalidades do concurso ao gestor da central de recebimento do inpEV mais próxima da sua escola.
  • Opção 2: faça o download dos arquivos das folhas padrão das duas modalidades do concurso, clicando nos links abaixo:

Critérios de seleção

Desenho – O aluno deverá fazer uma história em quadrinhos à mão livre, na técnica que preferir (giz de cera, hidrocor, lápis de cor, guache etc.), inspirado na
entrevista realizada. Não serão aceitas colagens ou cópias de obras existentes. Para a escolha dos melhores desenhos, os critérios são: ter referências sobre
a questão do clima, apresentar personagens envolvidos na entrevista, ser criativo e original.

Redação – O aluno deverá fazer uma redação com no mínimo 20 linhas, com um texto narrativo utilizando a crônica (descritiva, jornalística, histórica, humorística, dissertativa etc.). A redação deve ser escrita em caneta azul ou preta. Rasuras devem ser evitadas. O texto não poderá ser dotado de desenhos, ilustrações ou enfeites de qualquer natureza. Não serão aceitas cópias ou trechos de obras existentes. Para a escolha das melhores redações, os critérios são: apresentar as informações obtidas na entrevista, destacar aspectos relacionados à questão do clima, ser original, ter clareza e coerência textual.

Processo de seleção

Etapa Local:

  • Fase 1: Por escola: cada escola deve escolher o melhor desenho e a melhor redação e enviá-la para a respectiva central de recebimento que a inscreveu no PEA 2024.
  • Fase 2: Por central de recebimento: segundo os critérios de seleção acima mencionados cada central deve escolher 1 (um) desenho e 1 (uma) redação para a etapa nacional, selecionados entre todos os municípios sob sua responsabilidade.

Obs.: caso a central de recebimento encaminhe mais 1 (um) desenho ou mais de 1 (uma) redação para a Etapa Nacional, esses trabalhos serão desclassificados em função da desigualdade de condições de concorrência em relação às demais centrais. Os trabalhos vencedores deverão ser enviados pelas centrais ao inpEV em formato digital colorido (PDF ou JPG), por meio de formulário disponibilizado previamente. 

Etapa Nacional:

Os desenhos e as redações finalistas da etapa local (um por central) serão avaliados por uma comissão julgadora em São Paulo, que, além dos mesmos critérios da seleção local (adequação ao tema, originalidade, criatividade, clareza e coerência textual), vai considerar também evidências de apreensão das crianças sobre o foco temático desta edição.

A Comissão reconhecerá os 3 (três) desenhos e as 3 (três) redações mais interessantes do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores. Os resultados da Etapa Nacional serão divulgados pelo inpEV a partir da terceira semana de outubro de 2025. Serão premiados os três (3) destaques em cada categoria na Etapa Nacional dos concursos.

Haverá prêmios? Quem ganha?

Na etapa local, a central premiará os alunos vencedores (desenho e redação). Nesta etapa, os prêmios são definidos por cada unidade do inpEV.
Na etapa nacional, a premiação é realizada para os estudantes, professores e escolas vencedoras, com prêmios definidos pelo inpEV, quais sejam: