Plano de aula G
Cidadania Ambiental Ativa
O que posso fazer no lugar onde moro para ser Amigo do Clima?
O que a escola e as famílias podem fazer para diminuir o impacto dos resíduos no clima?
DESCRIÇÃO: Atividade 1: Retomar o conceito de ciclo de vida dos produtos. Conceituar pegada ecológica. Estudo de imagens apresentadas pelo(a) professor(a).
Atividade 2: Jogo Amigos do Clima.
Atividade 3: Sugestões para a próxima aula.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Consolidar habilidades de leitura e interpretação de textos em língua portuguesa.
- Identificar a função de textos instrucionais.
- Desenvolver a autonomia na resolução de problemas envolvendo multiplicação e divisão.
- Aplicar o raciocínio matemático e o pensamento crítico na resolução de problemas matemáticos e/ou da vida diária.
- Identificar ações representativas da cidadania ambiental ativa.
COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Língua Portuguesa. Matemática e Ciências.
HABILIDADES DA BNCC:
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
- (EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
- (EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
- (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
- (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA:
- Diferentes imagens de exemplos de descarte incorreto de resíduos, tais como: ilhas de plástico nos oceanos, cemitérios de roupas, lixo eletrônico, lixões, descarte de móveis e outros objetos no entorno da escola ou outros locais próximos, resíduos descartados incorretamente dentro da escola etc.
- Jogo Amigos do Clima
ATIVIDADE 1
- Recapitular o conteúdo sobre ciclo de vida dos produtos (Atividade 1 do qrcode9 – Plano de aula F).
- Roda de conversa sobre como os produtos podem afetar o planeta, desde a extração das matérias-primas até o descarte final após o consumo.
- Introduzir o conceito de pegada ecológica.
- Apresentar diferentes imagens de exemplos de descarte incorreto de resíduos, tais como:
- ilhas de plástico nos oceanos,
- cemitérios de roupas,
- lixo eletrônico,
- lixões,
- descarte de móveis e outros objetos no entorno da escola ou outros locais próximos,
- resíduos descartados incorretamente dentro da escola.
- Dividir a turma em grupos, os quais deverão escolher uma imagem para observar e descrever o que chamou a sua atenção.
- Apresentação dos grupos e roda de conversa sobre qual o papel de cada um para mudar aquela situação.
ATIVIDADE 2
- Conversar sobre o que é CIDADANIA (Passiva e Ativa) e refletir com a turma sobre o que significa CIDADANIA AMBIENTAL ATIVA.
- Explicar que farão o Jogo Amigos do Clima.
- Destacar:
-
- “Amigos do Clima” é um jogo de tabuleiro colaborativo e educativo, projetado para refletir e inspirar crianças a adotarem práticas ambientais fundamentadas nos 6 Erres — Reutilize, Recicle, Repense, Recuse, Reduza e Repare — para minimizar os impactos das mudanças climáticas.
- Os jogadores (ou equipes) precisam resgatar todos os 6 Erres correspondentes ao seu personagem ao percorrer os diferentes espaços do tabuleiro, resolvendo desafios relacionados à cidadania ambiental ativa.
- No baralho de 40 cartas desafio, estão em diferentes formatos de questões:
– Desafio Matemático
– Desafio Criativo
– Listagem Rápida
– Complete a Frase
– Leitura do Mundo
– Cartas Especiais
- Após o jogo, pedir que comentem sobre a experiência: sensações, aprendizados, desafios, dúvidas, possibilidades de ação como cidadãos(as) ambientalmente ativos(as) etc.
ATIVIDADE 3
- Para a aula seguinte, informar que, em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará, acontecerá a COP 30, e convidar a turma a pesquisar sobre este evento.
- De acordo com o calendário desta atividade, no segundo semestre, apresentar alguns resultados da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que está prevista para o início 2025 e terá justiça climática como tema.