Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Plano de aula G

Cidadania Ambiental Ativa

O que posso fazer no lugar onde moro para ser Amigo do Clima? 

O que a escola e as famílias podem fazer para diminuir o impacto dos resíduos no clima?

DESCRIÇÃO: Atividade 1: Retomar o conceito de ciclo de vida dos produtos. Conceituar pegada ecológica. Estudo de imagens apresentadas pelo(a) professor(a).
Atividade 2: Jogo Amigos do Clima.
Atividade 3: Sugestões para a próxima aula. 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

  • Consolidar habilidades de leitura e interpretação de textos em língua portuguesa.
  • Identificar a função de textos instrucionais.
  • Desenvolver a autonomia na resolução de problemas envolvendo multiplicação e divisão.
  • Aplicar o raciocínio matemático e o pensamento crítico na resolução de problemas matemáticos e/ou da vida diária.
  • Identificar ações representativas da cidadania ambiental ativa.

COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Língua Portuguesa. Matemática e Ciências.

HABILIDADES DA BNCC: 

  • (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
  • (EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • (EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA: 

  • Diferentes imagens de exemplos de descarte incorreto de resíduos, tais como: ilhas de plástico nos oceanos, cemitérios de roupas, lixo eletrônico, lixões, descarte de móveis e outros objetos no entorno da escola ou outros locais próximos, resíduos descartados incorretamente dentro da escola etc.
  • Jogo Amigos do Clima

ATIVIDADE 1

  1. Recapitular o conteúdo sobre ciclo de vida dos produtos (Atividade 1 do qrcode9 – Plano de aula F).
  2. Roda de conversa sobre como os produtos podem afetar o planeta, desde a extração das matérias-primas até o descarte final após o consumo.
  3. Introduzir o conceito de pegada ecológica.
  4. Apresentar diferentes imagens de exemplos de descarte incorreto de resíduos, tais como:
    • ilhas de plástico nos oceanos,
    • cemitérios de roupas,
    • lixo eletrônico, 
    • lixões, 
    • descarte de móveis e outros objetos no entorno da escola ou outros locais próximos,
    • resíduos descartados incorretamente dentro da escola.
  5. Dividir a turma em grupos, os quais deverão escolher uma imagem para observar e descrever o que chamou a sua atenção.
  6. Apresentação dos grupos e roda de conversa sobre qual o papel de cada um para mudar aquela situação.

ATIVIDADE 2

  1. Conversar sobre o que é CIDADANIA (Passiva e Ativa) e refletir com a turma sobre o que significa CIDADANIA AMBIENTAL ATIVA.
  2. Explicar que farão o Jogo Amigos do Clima.
  3. Destacar:
    • “Amigos do Clima” é um jogo de tabuleiro colaborativo e educativo, projetado para refletir e inspirar crianças a adotarem práticas ambientais fundamentadas nos 6 Erres — Reutilize, Recicle, Repense, Recuse, Reduza e Repare — para minimizar os impactos das mudanças climáticas.
    • Os jogadores (ou equipes) precisam resgatar todos os 6 Erres correspondentes ao seu personagem ao percorrer os diferentes espaços do tabuleiro, resolvendo desafios relacionados à cidadania ambiental ativa.
    • No baralho de 40 cartas desafio, estão em diferentes formatos de questões:
      – Desafio Matemático
      – Desafio Criativo
      – Listagem Rápida
      – Complete a Frase
      – Leitura do Mundo
      – Cartas Especiais
  1. Após o jogo, pedir que comentem sobre a experiência: sensações, aprendizados, desafios, dúvidas, possibilidades de ação como cidadãos(as) ambientalmente ativos(as) etc.

ATIVIDADE 3

  1. Para a aula seguinte, informar que, em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará, acontecerá a COP 30, e convidar a turma a pesquisar sobre este evento.
  2. De acordo com o calendário desta atividade, no segundo semestre, apresentar alguns resultados da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que está prevista para o início 2025 e terá justiça climática como tema.