Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Roteiro para entrevistas

CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO  PEA CAMPO LIMPO 2025 | “REPÓRTER DO CLIMA”

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A)

A edição 2025 trata de Mudanças Climáticas e a Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos. E o desafio proposto pelo nosso Concurso é abordar este tema de forma inédita e original, estimulando uma vivência entre gerações, que deve marcar positivamente a vida das crianças.

A redação e o desenho devem ser inspirados em uma entrevista que as crianças deverão fazer com avós ou pessoas acima de 50 anos para contar um pouco a história que ouviram deles(as).

Este roteiro tem o objetivo de oferecer ideias, mas poderá ser adaptado ou expandido de acordo com o contexto de cada turma.

Confira no botão abaixo o regulamento completo do Concurso de 2025! 

 

PASSO A PASSO

  • Faça um levantamento prévio com a turma. Identifique quem poderiam entrevistar: alguma pessoa acima de 50 anos, do círculo familiar ou que seja próxima.

Dica: Estimule as crianças a falarem sobre seus possíveis entrevistados, pois isso pode inspirar a todos!

  • Apresente para turma o roteiro de perguntas para entrevista. Você pode escrever na lousa, ditar as questões ou imprimir o roteiro (disponível a seguir).
  • Repasse cada pergunta e verifique se as crianças têm alguma dúvida ou querem acrescentar outras questões.
  • Explique para as crianças que alguns entrevistados podem dar muitas informações e elas poderão selecionar o que acharem mais interessante para elaborar seu desenho ou redação. Lembre-se que o mais importante é colocarem toda a curiosidade e interesse nas perguntas, como devem fazer os bons repórteres!
  • ATENÇÃO! Após coletarem as respostas da entrevista, será o momento das crianças  produzirem o desenho ou a redação.
  • Para alunos(as) de 4º ano, as respostas obtidas na entrevista devem inspirar os desenhos, na forma de história em quadrinhos. Estes trabalhos podem conter até seis quadrinhos com desenhos e incluir diálogos (balões ou legendas).
  • Para alunos(as) de 5º ano, as respostas obtidas na entrevista devem inspirar as redações, na forma de crônica, que pode ser descritiva, jornalística, histórica, humorística, dissertativa etc. Estes trabalhos devem ter no mínimo 20 linhas.

Veja a seguir o ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA OS(AS) ALUNOS(AS).

Nome do entrevistado: _____________

Idade do entrevistado: _____________

1. Como era o lugar onde você passou a sua infância?

2. Tinha algum problema de lixo acumulado no lugar onde você morava?

3. Como os produtos eram embalados naquele tempo? Que tipos de embalagem eram mais usadas: papel, garrafa de vidro, sacola plástica?

4. Como era o clima? Fazia mais ou menos calor? Chovia mais ou chovia menos?

5. Você observa alguma coisa de diferente no clima hoje em dia?

6. Você já ouviu falar sobre mudanças climáticas? (se não ouviu, a criança pode explicar sobre o que aprendeu na escola)

7. De que forma o clima causa impacto no seu dia a dia (enchentes, secas, queimadas)?

8. Como você acha que adultos e crianças poderiam cuidar melhor do nosso planeta?

 

Veja abaixo, um exemplo de crônica jornalística, produzida a partir das respostas dadas às perguntas do roteiro para a entrevista.

Produção: Sheila Ceccon