Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Plano de aula C

Diferença entre efeito estufa e aquecimento global

DESCRIÇÃO: Atividade 1: Conceituar gases de efeito estufa (GEE). Experiência Efeito Estufa.
Atividade 2: Jogo do Aquecimento Global. Vivenciar a dinâmica do processo de aquecimento global.
Atividade 3: Roda de conversa relacionando a experiência e o jogo. Identificar a diferença entre gases de efeito estufa e aquecimento global.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

  • Observar a alteração do estado da água quando submetida a altas temperaturas.
  • Participar ativamente em jogos de campo, respeitando regras e colaborando com seus pares.
  • Compreender a importância dos gases de efeito estufa para o equilíbrio climático do planeta.
  • Relacionar o aumento dos gases de efeito estufa ao aquecimento global.

COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Ciências e Educação Física.

HABILIDADES DA BNCC: 

  • (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
  • (EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA: 

  • Cartaz do PEA Campo Limpo 2025.

Para a experiência Efeito Estufa: 

  • 2 copos com água,
  • 1 caixa de sapatos,
  • papel alumínio,
  • papel filme,
  • luz do sol ou 1 luminária.

Para o Jogo do Aquecimento Global: 

  • crachás amarelos (Calor) e azuis (GEE), que deverão estar numerados, conforme o número de participantes em cada grupo.

ATIVIDADE 1

1. Iniciar a aula observando com a turma que roupas costumam usar quando está muito frio e muito calor.

  • Perguntar para as crianças como se sentiriam se “neste dia”, estivessem com roupas mais leves ou mais grossas.

2. Apresentar a expressão “gases de efeito estufa”.

3. Perguntar se já ouviram e se sabem o significado.

4. Para ilustrar as explicações, realizar com as crianças a Experiência Efeito Estufa apresentada no cartaz.

  • Como a experiência exige o tempo de, pelo menos 15 minutos, explore as hipóteses sobre o que irá acontecer, anotando-as para serem revisitadas ao final da aula.

ATIVIDADE 2

5. Ainda utilizando o cartaz, explorar o conhecimento da turma sobre “aquecimento global”.

6. Informar que farão um jogo que ajudará a compreender melhor o que está acontecendo com o planeta Terra.

    • O jogo deve ser realizado no pátio ou na quadra.
    • Antes de aplicar o jogo, explorar os conhecimentos das crianças sobre esportes de campo; as possíveis estratégias individuais e coletivas que comumente são usadas em cada modalidade; a importância do entrosamento das equipes e do respeito ao adversário etc.
    • Explorar jogos como queimada, barra-manteiga, pique-bandeira etc., observando que todos possuem regras e desafios.

    7. Aplicar o Jogo do Aquecimento Global.

ATIVIDADE 3

8. Ao final do jogo, conversar com as crianças sobre como foi a vivenciar o Calor e os GEE, retomando, especialmente, os conceitos de calor e de gases de efeito estufa trabalhados nos itens 6 e 7 do caderno.

9. Alguns pontos que poderão orientar a conversa:

    • Por que fica mais difícil para o Calor escapar, à medida que mais participantes do grupo GEE entram no jogo?
    • Pedir que expliquem, com suas próprias palavras, o papel de cada um deles no jogo.
    • Qual a diferença entre gases de efeito estufa e aquecimento global?

10. Finalizar a experiência e conversar sobre o resultado, observando se as hipóteses antes levantadas foram confirmadas.

11. Relacionar a vivência do jogo com a experiência, esclarecendo a diferença entre gases de efeito estufa e aquecimento global.