Plano de aula D
O que são Mudanças Climáticas?
DESCRIÇÃO: Atividade 1: Explicar o significado das palavras reversível e irreversível. Recordar os ciclos de transformação da água.
Atividade 2: Vídeo-debate: Mudanças climáticas para crianças.
Atividade 3: Vídeo-debate: O conto da baleia. Apresentar os conceitos de justiça climática e emergência climática. Relembrar o conceito de cidadania ambiental ativa. Trabalho em grupos: três ações simples que possam contribuir para reduzir as mudanças climáticas.
Para casa: Redação.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Identificar o que são transformações reversíveis e transformações irreversíveis.
- Entender como o aquecimento global impacta a vida na Terra.
- Compreender os conceitos de mudanças climáticas, emergência climática e justiça climática.
- Reconhecer que as ações humanas afetam o clima, gerando impactos locais e globais.
- Relacionar ações que possam realizar junto à família e na escola, que contribuam para reduzir a mudança climática.
COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Língua Portuguesa, Ciências e História.
HABILIDADES DA BNCC:
- (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
- (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
- (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
- (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA:
- Equipamento para apresentar vídeos.
- Um copo com água em temperatura ambiente e um copo com gelo.
- Uma chaleira elétrica.
ATIVIDADE 1
- Apresentar os copos com água em temperatura ambiente e com gelo, perguntando o que observam.
- Explorar o que sabem sobre os vários estados da água e o que é necessário para que ela esteja em cada um deles.
- Relembrar qual a temperatura em que a água se transforma em gelo ou neve.
- Enquanto isso, ligar a chaleira na tomada para iniciar o processo de fervura.
- Quando a água ferver, conversar sobre o vapor e relembrar qual a temperatura relativa ao ponto de ebulição.
- Escrever na lousa as palavras REVERSÍVEL e IRREVERSÍVEL, e perguntar se sabem o que significam.
- Explorar os ciclos da água, para que reconheçam que são reversíveis: o gelo e o vapor sempre podem voltar ao estado líquido.
- Informar que há transformações que são irreversíveis, ou seja, não podem voltar ao estado anterior.
- Pedir que deem exemplos de transformações irreversíveis, explorando:
- o efeito das mudanças climáticas sobre a natureza,
- o cozimento dos alimentos,
- as queimadas etc.
ATIVIDADE 2
- Explicar que irão assistir um vídeo que os ajudará a relembrar os conteúdos anteriormente trabalhados e que, em seguida, irão fazer uma roda de conversa.
- Apresentar Mudança Climática para crianças, disponível no link: https://youtu.be/PH5halrNnfI?feature=shared (Acesso em 06 nov 2024).
- Abrir a roda de conversa, explorando o que sentiram e o que entenderam.
- Relacionar ao que vivenciaram na Experiência do Efeito Estufa e no Jogo do Aquecimento Global.
- Explorar o que entenderam sobre Mudanças Climáticas e perguntar por que é importante conversar sobre esse tema.
ATIVIDADE 3
- Explicar que irão assistir mais um vídeo para uma nova rodada de conversa.
- Apresentar O Conto da Baleia, disponível no link: https://youtu.be/4RLmXsYSF78?feature=shared (Acesso em 06 nov 2024).
- Explorar o que sentiram assistindo ao vídeo, o que observaram de mais importante, o que chamou a atenção sobre os personagens etc.
- Conversar sobre os impactos das ações humanas ali apresentados.
- Apresentar os conceitos de Justiça Climática e Emergência Climática e pedir que as crianças os relacionem com os vídeos.
- Resgatar o conceito de Cidadania Ambiental Ativa e dividir a turma em grupos, para que pensem em três ações simples que possam contribuir para reduzir as mudanças climáticas.
- Abrir roda de conversa para compartilhamento das ideias levantadas pelos grupos.
- Para finalizar a aula, propor um exercício de empatia, em que cada um deverá se imaginar como um personagem do Conto da Baleia (cada criança deverá escolher aquele que mais a impactou) e pedir que escrevam uma redação que será lida na aula seguinte.
- Alguns pontos norteadores:
– Qual o papel do personagem na história?
– Que sentimentos ele apresenta?
– O que motivou a sua ação? - Após cada apresentação, perguntar:
– Por que você escolheu este personagem?