Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Plano de aula D

O que são Mudanças Climáticas?

DESCRIÇÃO: Atividade 1: Explicar o significado das palavras reversível e irreversível. Recordar os ciclos de transformação da água.
Atividade 2: Vídeo-debate: Mudanças climáticas para crianças.
Atividade 3: Vídeo-debate: O conto da baleia. Apresentar os conceitos de justiça climática e emergência climática. Relembrar o conceito de cidadania ambiental ativa. Trabalho em grupos: três ações simples que possam contribuir para reduzir as mudanças climáticas. 

Para casa: Redação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Identificar o que são transformações reversíveis e transformações irreversíveis. 
  • Entender como o aquecimento global impacta a vida na Terra.
  • Compreender os conceitos de mudanças climáticas, emergência climática e justiça climática.
  • Reconhecer que as ações humanas afetam o clima, gerando impactos locais e globais.
  • Relacionar ações que possam realizar junto à família e na escola, que contribuam para reduzir a mudança climática.   

COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Língua Portuguesa, Ciências e História.

HABILIDADES DA BNCC: 

  • (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
  • (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
  • (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA: 

  • Equipamento para apresentar vídeos.
  • Um copo com água em temperatura ambiente e um copo com gelo.
  • Uma chaleira elétrica.

ATIVIDADE 1

  1. Apresentar os copos com água em temperatura ambiente e com gelo, perguntando o que observam.
    • Explorar o que sabem sobre os vários estados da água e o que é necessário para que ela esteja em cada um deles.
    • Relembrar qual a temperatura em que a água se transforma em gelo ou neve.
    • Enquanto isso, ligar a chaleira na tomada para iniciar o processo de fervura.
    • Quando a água ferver, conversar sobre o vapor e relembrar qual a temperatura relativa ao ponto de ebulição.
  2. Escrever na lousa as palavras REVERSÍVEL e IRREVERSÍVEL, e perguntar se sabem o que significam.
  3. Explorar os ciclos da água, para que reconheçam que são reversíveis: o gelo e o vapor sempre podem voltar ao estado líquido.
  4. Informar que há transformações que são irreversíveis, ou seja, não podem voltar ao estado anterior.
  5. Pedir que deem exemplos de transformações irreversíveis, explorando:
    • o efeito das mudanças climáticas sobre a natureza,
    • o cozimento dos alimentos,
    • as queimadas etc.

ATIVIDADE 2

  1. Explicar que irão assistir um vídeo que os ajudará a relembrar os conteúdos anteriormente trabalhados e que, em seguida, irão fazer uma roda de conversa.
  2. Apresentar Mudança Climática para crianças, disponível no link: https://youtu.be/PH5halrNnfI?feature=shared (Acesso em 06 nov 2024).
  3. Abrir a roda de conversa, explorando o que sentiram e o que entenderam.
    • Relacionar ao que vivenciaram na Experiência do Efeito Estufa e no Jogo do Aquecimento Global.
    • Explorar o que entenderam sobre Mudanças Climáticas e perguntar por que é importante conversar sobre esse tema.

ATIVIDADE 3

  1. Explicar que irão assistir mais um vídeo para uma nova rodada de conversa.
  2. Apresentar O Conto da Baleia, disponível no link: https://youtu.be/4RLmXsYSF78?feature=shared (Acesso em 06 nov 2024).
  3. Explorar o que sentiram assistindo ao vídeo, o que observaram de mais importante, o que chamou a atenção sobre os personagens etc.
  4. Conversar sobre os impactos das ações humanas ali apresentados.
  5. Apresentar os conceitos de Justiça Climática e Emergência Climática e pedir que as crianças os relacionem com os vídeos. 
  6. Resgatar o conceito de Cidadania Ambiental Ativa e dividir a turma em grupos, para que pensem em três ações simples que possam contribuir para reduzir as mudanças climáticas. 
  7. Abrir roda de conversa para compartilhamento das ideias levantadas pelos grupos. 
  8. Para finalizar a aula, propor um exercício de empatia, em que cada um deverá se imaginar como um personagem do Conto da Baleia (cada criança deverá escolher aquele que mais a impactou) e pedir que escrevam uma redação que será lida na aula seguinte. 
  • Alguns pontos norteadores:
    – Qual o papel do personagem na história?
    – Que sentimentos ele apresenta?
    – O que motivou a sua ação?
  • Após cada apresentação, perguntar:
    – Por que você escolheu este personagem?