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Concursos PEA 2018

InpEV divulga vencedores da etapa nacional dos Concursos de Desenho e Redação

Desenhos e redações sobre “Responsabilidade compartilhada: a contribuição das famílias” foram produzidos por alunos do ensino fundamental

Estudantes de escolas públicas de seis estados venceram a etapa nacional dos Concursos de Desenho e Redação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA 2018). Participaram da iniciativa alunos de instituições de ensino de 22 estados brasileiros, onde estão presentes cerca de 110 centrais de recebimento – responsáveis pela articulação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo com as escolas. Os seis vencedores são da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Este ano o concurso teve como tema “Responsabilidade compartilhada: a contribuição das famílias”. Os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental tiveram o desafio de traduzir em imagens e palavras como aplicam os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano doméstico.

Depois de trabalhar a responsabilidade compartilhada com foco no papel de todos os atores sociais, em 2016, e no papel da escola, em 2017, este ano foi a vez dos materiais do PEA 2018 priorizarem a importância da família. Com a proposta de olhar para as famílias e suas relações com o ambiente escolar e com a comunidade de uma forma geral, o Programa alcançou um público de 231 mil alunos e envolveu cerca de 12 mil profissionais de educação – entre professores das turmas e a equipe de gestão das escolas. Os 8 mil kits pedagógicos distribuídos por 101 centrais de recebimento para 2.462 escolas de 298 municípios brasileiros serviram como inspiração para os alunos que se inscreveram nos concursos. Os desenhos foram elaborados pelos alunos de 4º ano e as redações, pelos estudantes do 5º ano.

O PEA foi idealizado em 2010 pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e é realizado em parceria com as centrais de recebimento de embalagens com apoio das Secretarias Municipais de Educação e de outros agentes educacionais. Por meio do programa, conteúdos complementares sobre meio ambiente, alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), são disponibilizados para as escolas para que os professores trabalhem a temática central com alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Além de educar, o objetivo é também auxiliar na capacitação de crianças e jovens para tornarem-se agentes multiplicadores de boas práticas ambientais, utilizando ferramentas acessíveis e a estrutura oferecida pela escola.

A etapa nacional dos Concursos de Desenho e Redação tem uma comissão julgadora que avalia os melhores trabalhos ligados à temática do PEA. Os materiais são analisados por representantes de instituições e empresas, jornalistas, educadores, pedagogos e designers. Alunos vencedores e os professores responsáveis pela atividade ganham um notebook cada, e as escolas, um projetor multimídia.

Vencedores do Concurso de Desenhos

Alunos do 4º ano (em ordem alfabética):

 

Gabriel Seixas
Escola Municipal de Barro Alto (Irecê – BA)
Central de recebimento de embalagens de Irecê – BA

 

 

Maressa Gabrielly Mori Machado
Centro Educacional Municipal Criança Esperança II (Rio Brilhante – MS)
Central de recebimento de embalagens de Rio Brilhante – MS

 

Sandy Hoffmann
Centro Educacional Ana Galvan (Aurora – SC)
Central de recebimento de embalagens de Aurora – SC

Vencedores do Concurso de Redação

Alunos do 5º ano (em ordem alfabética):

 

Bruno Henrique Simier
Escola Municipal Monteiro Lobato (Campo Verde – MT)
Central de recebimento de embalagens Campo Verde – MT

 

Kaiky L. Aguiar Mello
Escola Municipal E.I.E.F. Carlos Gomes (Umuarama – PR)
Central de recebimento de embalagens Umuarama – PR

 

Larissa Viviane Pereira Santos
Escola Municipal Profª Maria Alice de Souza (Glaucilândia – MG)
Central de recebimento de embalagens Montes Claros – MG