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Dilemas éticos para crianças

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Dilemas éticos para crianças

Veja a seguir como problematizar com sua turma os dois dilemas apresentados na Atividade 4 do Caderno do Professor para desencadear uma reflexão sobre escolhas e formas de lidar com certas situações, lembrando que, dependendo do contexto, há mais de uma resposta. 

O importante é ter consciência, buscando fazer o que é eticamente correto e considerando o que é justo e bom para todos. 

Confira também outras sugestões de dilemas para trabalhar com as crianças, sempre refletindo com elas que as atitudes mais positivas são as que resultam no bem estar das pessoas envolvidas e em soluções que provocam mudanças duradouras para melhor.

Dilema: o que você faria ao ver seu amigo jogando papel no chão?

  • Conversaria com o amigo sobre a importância de usar a lixeira correta para destinar esse resíduo.
  • Pegaria o papel jogado no chão toda vez que ele fizesse isso.
  • Contaria para uma pessoa responsável que viu ele fazendo isso, depois de alertá-lo que é errado.
  • Conversaria com a professora para propor uma campanha de conscientização sobre colocar resíduos no lugar certo.
  • O que acha destas atitudes? Você agiria de que forma?

 

Dilema: o que você poderia fazer sobre desperdício de merenda no seu próprio prato?

  • Procuraria saber mais sobre o benefício de comer legumes e verduras e experimentar comer aos poucos.
  • Falaria com algum responsável pela escola sobre a possibilidade de  montar seu próprio prato só com aquilo que gosta.
  • Continuaria deixando legumes e verduras no prato, apesar de saber que desperdício não é legal.
  • O que acha destas atitudes? Você agiria de que forma?

 

Outros exemplos de dilemas para discussão: 

Dilema: como você agiria ao testemunhar alguém fazendo “cola” em uma prova escolar?

  • Conversaria diretamente com o(a) colega e perguntaria se ele(a) tem dificuldade com os estudos e precisa de ajuda.
  • Perderia a confiança nesse(a) colega por agir de forma desleal.
  • Não faria nada a respeito porque quem sai perdendo é quem não estuda.
  • O que acha destas atitudes? Você agiria de que forma?

 

Dilema: qual seria sua reação ao ver um(a) colega sofrendo bullying?

  • Agiria de imediato, defendendo o(a) colega.
  • Buscaria ajuda de um adulto, como um professor ou orientador para intervir naquela situação.
  • Conversaria com a(o) professor(a) para que a escola fosse um ambiente de respeito e  boa convivência.
  • Falaria com os(as) colegas, demonstrando que não concorda com qualquer tipo de bullying.
  • O que acha destas atitudes? Você agiria de que forma?

 

Dilema: o que faria  se encontrasse dinheiro no chão da escola?

  • Tentaria descobrir quem havia perdido o dinheiro.
  • Entregaria o dinheiro à direção da escola.
  • Doaria o dinheiro para alguma boa causa.
  • Ficaria com o dinheiro alegando a dificuldade de encontrar o dono.
  • O que acha destas atitudes? Você agiria de que forma?

 

Essas são oportunidades valiosas para as crianças desenvolverem habilidades de tomada de decisão ética, empatia e resolução de conflitos, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar baseada em valores positivos.