Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Plano de aula A

Tempo meteorológico e clima

DESCRIÇÃO: Atividade 1 – Levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Definir os conceitos – Tempo Meteorológico e Clima. Incentivar os alunos a observarem informações de boletins meteorológicos e construírem gráficos de coluna.
Atividade 2 – Os alunos devem apresentar um quadro de TV sobre previsão do tempo (produção de cartazes e roteiros). Dividir a turma em grupos para que produzam e apresentem o programa.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

  • Entender os conceitos de tempo e clima.
  • Comparar temperatura e clima em diferentes regiões do Brasil.
  • Interpretar dados apresentados em boletins meteorológicos.
  • Conhecer e os elementos essenciais de um cartaz
  • Exercitar a capacidade de comunicação

COMPONENTES DE APRENDIZAGEM: Matemática, Língua Portuguesa e Arte

HABILIDADES DA BNCC: 

  • (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
  • (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
  • (EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
  • (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA AULA: 

  • Previamente, pesquisar boletins meteorológicos com registros da capital do Estado onde você está, e de duas capitais mais distantes, conforme os modelos abaixo. De acordo com os recursos de sua escola, projetar as imagens ou imprimi-las para entregar aos/às alunos/as.

 

PORTO ALEGRE/RS SÃO PAULO/SP BELÉM/PA

 

Porto Alegre/RS: https://weather.com/pt-BR/clima/10dias/l/03b1148e398c4397d9c274ecd99b1477eea4dc2c4f382bc6b7cdd51c9f4c2226

São Paulo/SP: https://weather.com/pt-BR/clima/10dias/l/ebe93c0e09d0cfe19844d4281461901cd8f083c310e64255954758c8dcab784b

Belém/PA: https://weather.com/pt-BR/clima/10dias/l/529a77f7398a2247cdb7de32f626019c5ee4c43c40af706655f9f96652c72734

Para os cartazes: cartolinas e material para desenho/pintura, cola, tesoura e outros materiais que poderão ajudar as crianças a comporem os cartazes, como revistas, jornais etc. Há também a opção de imprimir as ilustrações de elementos climáticos disponíveis no QR Code 2 do caderno (página 6).

 

ATIVIDADE 1

1. Conversar com as crianças sobre o conteúdo dos itens 1 e 2 do Caderno, explorando seus conhecimentos prévios.

  • Seguindo a proposta do item 1, estimular a turma a lembrar qual tempo “fez ontem” na cidade.
  • Estava quente? Úmido? Frio? Seco?
  • É importante identificar se as crianças entendem corretamente esses conceitos e esclarecer eventuais dúvidas ou confusões.

2. Explorar a proposta apresentada no item 2 do caderno, perguntando o que sabem do clima da região em que vivem e qual a diferença com o de outras regiões do país.

3. Apresentar os boletins meteorológicos e perguntar o que observam. Anotar suas respostas na lousa para que possam visualizar as ideias que surgirem.

  • Perguntar para que serve um boletim meteorológico, conversando sobre a sua importância e explicando que as informações nele contidas podem ajudar a prevenir prejuízos para as pessoas, para a produção agrícola, para as cidades etc.
  • Colher depoimentos das crianças sobre possíveis situações que possam ter vivido, como:
  • Estava calor quando saiu de casa às 7 horas e ao meio-dia começou a esfriar e não estava com casaco.
  • Deixou a janela do quarto aberta quando veio para a escola e a chuva entrou molhando toda a cama.
  • Explorar as informações sobre temperatura máxima e mínima,  pedindo para que calculem a diferença de temperatura entre as capitais escolhidas.
  • É uma oportunidade interessante para trabalhar as habilidades dos códigos (EF04MA27) e (EF05LP23), orientando a turma a construir gráficos de coluna, a partir das informações dos boletins.

 

ATIVIDADE 2

  1. Apresentar para as crianças um quadro de TV sobre a previsão do tempo e conversar sobre como as informações foram apresentadas, o que é importante falar, etc.
  2. A partir desta conversa, dividir a turma em grupos e pedir para que cada equipe escolha o boletim de uma das capitais.
  3. Explicar que cada grupo será dividido em dois subgrupos:
    • Subgrupo 1: deverá produzir um cartaz que será utilizado para apresentarem a previsão do tempo, como se estivessem na TV, o qual deverá conter o boletim e outras curiosidades sobre a região.
    • Subgrupo 2: deverá escrever um pequeno texto para ser lido durante a apresentação.
    • Caso a escola possua sala de informática, pedir que os alunos pesquisem em sites  previamente escolhidos pelo(a) professor(a). Isso pode aguçar ainda mais a curiosidade das crianças, permitindo que tragam mais informações para compartilhar com a turma.
  1. Disponibilizar as ilustrações de elementos climáticos disponíveis ao final desse plano de aula para as crianças comporem seus cartazes.

8. Quando os cartazes e os textos estiverem prontos, combine com a turma que, durante as apresentações, a “plateia” deverá permanecer em silêncio e que será responsável pelo bem-estar de quem estiver apresentando.

9. Após as apresentações, agradecer a participação e perguntar como se sentiram fazendo a atividade, que coisas novas aprenderam e como podem levar estes conhecimentos para outras pessoas (família, amigos etc.).

10. Na próxima aula, retomar os conceitos trabalhados. Explorar o que compreenderam sobre a diferença entre tempo meteorológico e clima – item 4 do Caderno do professor (página 7).

Ilustrações dos elementos climáticos: