Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

O que é o PEA

PEA 2019

Conheça a proposta e os materiais pedagógicos da atual edição

Saiba mais

O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo foi criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente.

Seus objetivos gerais são:

  • Conscientizar professores e alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para a responsabilidade compartilhada dos diversos atores da sociedade na gestão sustentável de embalagens vazias e outros resíduos sólidos.
  • Estimular mudanças atitudinais e o protagonismo desses alunos visando à adoção de práticas de consumo consciente que contribuam para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.

Anualmente são distribuídos kits de educação ambiental a escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo em todo o país. Esses kits são voltados para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e compreendem: caderno do professor, pôsteres temáticos, jogo colaborativo e outros materiais de apoio em sala de aula. Em 2018, foram impressos 8 mil kits para atender cerca de 2.500 escolas de 300 municípios, em 22 estados, que participaram do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo e envolveram cerca de 231 mil alunos. Estimamos que cerca de 12 mil educadores, entre professores e profissionais da equipe gestora das escolas, tenham se envolvido no PEA Campo Limpo no ano passado.

 

Por que abordar o tema da Responsabilidade Compartilhada?

Com a promulgação da Lei Federal nº 12.305, em 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a sociedade brasileira foi convocada a participar e a se responsabilizar pela gestão adequada dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, em todas as localidades do país. Para que esses compromissos de participação e cidadania sejam efetivados, a PNRS determina a implantação de ações de conscientização da sociedade por meio da educação ambiental, que podem e devem estar integradas ao currículo das escolas de ensino regular.

Assim, um dos principais desafios do PEA Campo Limpo é “traduzir” os princípios básicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o público em idade escolar, alinhando seus conteúdos às exigências de políticas educacionais, como:

  • Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Fundamental;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental;
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta do PEA Campo Limpo é contribuir para a formação da consciência ambiental dos alunos, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. Ou seja: todos nós – família, escola, empresas, governo… – temos o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos ao meio ambiente.