
PEA 2020
Conheça a proposta e os materiais pedagógicos da atual edição
O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo foi criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente.
Seus objetivos gerais são:
- Conscientizar professores e alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para a responsabilidade compartilhada dos diversos atores da sociedade na gestão sustentável de embalagens vazias e outros resíduos sólidos.
- Estimular mudanças atitudinais e o protagonismo desses alunos visando à adoção de práticas de consumo consciente que contribuam para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.
Anualmente são distribuídos kits de educação ambiental a escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo em todo o país. Esses kits são voltados para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e compreendem: caderno do professor, pôsteres temáticos, jogo colaborativo e outros materiais de apoio em sala de aula.
Em 2019, foram impressos 9 mil kits para atender a 2.571 escolas, em 323 municípios, localizados em 23 estados.O Programa este ano envolve cerca de 241 mil alunos e 12,7 mil educadores, entre professores e profissionais da equipe gestora das escolas.
Por que abordar o tema da Responsabilidade Compartilhada?
Com a promulgação da Lei Federal nº 12.305, em 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a sociedade brasileira foi convocada a participar e a se responsabilizar pela gestão adequada dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, em todas as localidades do país. Para que esses compromissos de participação e cidadania sejam efetivados, a PNRS determina a implantação de ações de conscientização da sociedade por meio da educação ambiental, que podem e devem estar integradas ao currículo das escolas de ensino regular.
Assim, um dos principais desafios do PEA Campo Limpo é “traduzir” os princípios básicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o público em idade escolar, alinhando seus conteúdos às exigências de políticas educacionais, como:
- Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Fundamental;
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental;
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A proposta do PEA Campo Limpo é contribuir para a formação da consciência ambiental dos alunos, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. Ou seja: todos nós – família, escola, empresas, governo… – temos o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos ao meio ambiente.